“Semana do Brincar” é realizada com crianças do CEI ZEDU

Mato Grosso do Sul

31.05.2023

As crianças do CEI – ZEDU (Centro de Educação Infantil - José Eduardo Martins Jallad) participaram nos dias 22 a 26 de maio, da Semana Mundial do Brincar, projeto foi criado pelo movimento Aliança pela Infância e tem como objetivo fazer um chamado coletivo para a valorização do ato de brincar no desenvolvimento das crianças, além de ser uma oportunidade de que o brincar aconteça.

Nesse ano, o movimento propôs o tema: “A natureza no brincar”. No CEI ZEDU, essa semana especial foi marcada pelo Dia do Cabelo Maluco e, no decorrer dos dias, as crianças vivenciaram diversas atividades, dentre elas: teatro, contação de histórias, atividades artísticas com elementos naturais, gincanas, piquenique e festa à fantasia.

Relembra-se que a brincadeira, um dos eixos estruturantes do trabalho, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil, é uma atividade permanente no cotidiano da instituição CEI – ZEDU.

“Como professora, tive a oportunidade de vivenciar uma experiência alegre e significativa durante a participação das crianças do Pré IC, nesta semana, bem como observar as demais crianças. O brincar é uma ferramenta fundamental para a construção de conhecimento, é necessário valorizar e proporcionar às crianças a oportunidade de brincar em seu dia a dia, reconhecendo o poder transformador e enriquecedor dessa prática em suas vidas”, lembra professora Raquel Albano.

“De maneira geral, nesse momento em especial, foi uma semana com grande envolvimento e integração de toda equipe, e uma semana em que as crianças se divertiram e expressaram alegria de brincar de diversas formas, momentos que serão inesquecíveis para as elas e servirão de estímulo para suas aprendizagens futuras”, finaliza gestora Fátima Mack.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CEI ZEDU