Semana do Bebê e visita de artista visual movimentam CEI ZEDU

Mato Grosso do Sul

14.09.2023

As crianças do CEI – ZEDU (Centro de Educação Infantil – José Eduardo Martins Jallad), localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande, participaram nos últimos dias de duas ações pedagógicas inclusivas, trata-se da Semana do bebê (21 a 25 de agosto) e visita do artista visual, textil e designer Alan Vilar, no dia 23 de agosto.

Semana do Bebê

Na semana de 21 a 25 de Agosto as turmas do Berçários I, II A e II B do CEI ZEDU vivenciaram a semana do Bebê, é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância.

O principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. “A ideia é que todos participem: governo, ONGs, setor privado, escolas e, claro, as próprias famílias”, relata diretora Fátima Mack.

No CEI ZEDU, as professoras prepararam um espaço coletivo multissensorial, onde as crianças diariamente exploraram e brincaram. Foram realizadas também apresentações teatrais e atividades como lanche com a fruta preferida e “dia da motoca”.

Para as famílias, foram enviados Cards com dicas de atividades para serem realizadas em casa com as crianças. Investir corretamente nesta etapa da vida é essencial para uma infância saudável e feliz assegurando que as crianças vivenciem essa fase tão importante da vida com plenitude.

Visita

No dia 23 de agosto as crianças receberam a visita do artista visual, textil e designer Alan Vilar. Natural de Ivinhema, ele reside atualmente em Campo Grande.

O artista apresentou suas obras e em uma conversa descontraída respondeu perguntas das crianças que estavam curiosas sobre como ele conseguiu pintar e bordar folhas. “Algumas crianças ressaltaram que os animais estavam “ muito perfeitos” e demonstraram encantamento”, lembra diretora adjunta Ana Maria de Lima.

A ação foi realizada na intenção de preparar as crianças do Pré I e Pré II para Mostra Cultural do CEI ZEDU  “Exposição Arte e Natureza moram ao lado”, que acontecerá nos dias 30 de outubro a 01 de novembro, elas farão suas próprias criações utilizando as obras do artista como referência, a responsável pelo convite, professora Roberta Ortega é organizadora do projeto inicial e tem como parceiros os professores Laury José da Silva Júnior e Lenice Bezerra da Silva.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar