Educação e Cidadania
10.09.2020Por Valdeí Balieiro
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoverá no domingo, 13, uma programação virtual em alusão à Semana da Pátria. O evento acontecerá às 9h no canal do Youtube da Seed e contará com a participação de professores, estudantes, unidades escolares e servidores da própria secretaria. Para acompanhar, clique aqui.
De acordo com a Seed, o objetivo do evento é compartilhar por meio da música, poesia e mensagens que fortaleçam o vínculo estudantil, experiências bem-sucedidas e vivenciadas nesse período de pandemia do novo coronavírus, por todos os protagonistas da educação no Amapá, além de refletirem sobre o sentido da vida.
Devido a pandemia, diversas datas comemorativas que antes contavam com público presente ficaram suspensas. Entre essas datas estão os desfiles cívicos estudantis de 7 e 13 de setembro, tradicionalmente realizados pela Seed em referência ao dia da Independência do Brasil e Criação do Ex-Território Federal do Amapá, respectivamente.
Segundo o coordenador de Educação Básica e Educação Profissional da Seed, Ryan Muller, essa é uma oportunidade para acender na mente de cada estudante, educador e gestor, o desejo de qualificar a cultura cidadã da nação, além de oportunizar o compartilhamento das experiências exitosas que as escolas vêm desenvolvendo.
“De forma virtual iremos conectar a comunidade escolar nessa data tão importante para nós, além despertar o sentimento de pertencimento à pátria em cada um. Portanto, as escolas estarão encaixadas em grupos trabalhando o tema da programação”, disse o coordenador.
As atividades que serão realizadas estão divididas em cinco grupos: Música, Poesia, Inclusão, Protagonismo Estudantil e Experiências Exitosas. Nove escolas e dois centros educacionais irão participar da programação, onde cada unidade escolar estará inserida em um determinado grupo e apresentará, em até 8 minutos, o seu trabalho atrelado ao tema sobre a Pátria.
Divisão por grupo:
Música
Poesia
Inclusão
Protagonismo Estudantil
Experiência Exitosas