Selecionados no programa Parlamento Jovem 2010 participam de jornada

22.11.2010

Na manhã desta segunda-feira, 22, teve início a jornada parlamentar na Câmara dos Deputados para 77 estudantes selecionados para o Parlamento Jovem 2010. Esta é a sétima edição do evento apresenta como tema "O Jovem e o Mercado de Trabalho". A Secretária Adjunta de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, Cheila Cristina Vendrami, esteve presente no evento representando o Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação, que é parceiro do programa.

Programação

Estudantes selecionados

Com representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, o programa permite que estudantes de escolas públicas e particulares conheçam e vivenciem a rotina dos trabalhos legislativos, despertando uma reflexão sobre a representação política.

Para participar, os estudantes apresentaram projetos de lei sobre agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.

Entre os temas mais recorrentes está a educação. Houve projetos que trataram, por exemplo, de ensino em tempo integral, melhoria da qualidade da educação e adoção de disciplinas na grade curricular. A preocupação com emprego foi, para os jovens, o segundo tema mais recorrente.

O programa, criado em 2004 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) e que conta com a parceira do Consed – Conselho Nacional dos Secretários de Educação – totaliza a participação de mais de 450 estudantes. A novidade deste ano foi que a Câmara ofereceu um curso pela internet para que os jovens aprendessem a elaborar um projeto de lei. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados são custeados pela Câmara.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados)