Segurança nas escolas reúne entidades em debates em Rio Verde

Goiás

11.04.2022

Uma grande reunião com o tema 'Segurança nas escolas' celebrou a parceria de várias entidades que buscam alternativas com vistas a tornar cada vez mais seguro o ambiente nas unidades escolares. A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) participou do encontro por meio da Superintendência de Segurança Escolar e Colégio Militar e da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Rio Verde. 

O evento ocorreu na sede da CRE de Rio Verde e contou com as presenças de representantes da Seduc, Polícia Militar do Estado de Goiás, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros de Rio Verde, Guarda Municipal de Rio Verde, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social de Rio Verde, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Rio Verde, Comissão da Criança e do Adolescente de Rio Verde, Agência Municipal de Trânsito (AMT) de Rio Verde e da coordenação do curso de Psicologia da UniBRAS em Rio Verde.

Segurança no ambiente escolar

Durante os debates, o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar da Seduc, Coronel Vilela, enalteceu as parcerias. “O estado precisa muito do trabalho conjunto das entidades para melhorar, cada vez mais, o ambiente nas escolas públicas”, disse o superintendente.  

De acordo com o superintendente da Seduc, o Protocolo de Segurança Escolar, adotado ainda em 2019, tem sido importante por nortear as escolas da rede pública estadual em questões que envolvam a segurança no ambiente escolar. “O Protocolo de Segurança auxilia toda a comunidade escolar ao proporcionar maior segurança e agilidade na tomada de decisões e na elaboração de plano de emergência diante de uma crise ou na iminência de sua deflagração, afirmou Vilela na reunião.  

Promoção da paz

A coordenadora regional de Educação de Rio Verde, Karen Proto, ressaltou o foco das entidades na promoção da paz nas questões relacionadas à segurança escolar.     
Segundo a coordenadora, foram apresentadas propostas que visam o combate à violência no ambiente escolar ou nas imediações das unidades escolares antes mesmo de ocorrerem e ou que seja necessário a utilização de medidas como as definidas no Protocolo de Segurança. 

“Tivemos um encontro que mostrou que falamos de forma única quanto à melhoria da segurança escolar, pois entendemos que é necessário evitar que a violência ocorra”, falou a coordenadora. Ela destacou que as entidades propõem desenvolver ações de conscientização, prevenção e acompanhamento. “Claro, com a participação também das famílias, que têm um papel fundamental nesse processo”, lembrou Karen Proto. 

A Educação para os valores

A coordenadora de Educação de Rio Verde ressaltou que entre os profissionais da Educação o foco é a aprendizagem do aluno, sendo necessário a proteção do estudante nas situações de vulnerabilidade, como aquelas referentes à violência. .

A coordenadora ressaltou que um dos parceiros para o desenvolvimento da Educação, o Ministério Público, tem um projeto que ajuda na conscientização sobre bons comportamentos, essenciais no processo de ensino e aprendizagem. “O Projeto Educação de Valores, que tem a promotora de Justiça Renata Dantas como titular é um bom exemplo de como esse processo pode dar certo”, observou Karen.

De acordo com Karen Proto, as escolas públicas estaduais da regional de Educação de Rio Verde, que compõe os municípios de Rio Verde, Castelândia, Montividiu e Santo Antônio da Barra, vão realizar o levantamento de dados solicitados pelas entidades parceiras para que as ações possam ser melhor efetivadas em benefício da segurança escolar.

Autoridades participantes

O encontro reuniu as seguintes autoridades: superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar da Seduc, coronel Mauro Ferreira Vilela; coordenadora regional de Educação de Rio Verde, Karen Proto; comandante do 2º BPM, tenente coronel Leandro Ferreira de Carvalho; comandante Regional do 8º BPM, tenente coronel Pedro Henrique Batista A. de Paiva; delegado de Polícia, Danilo Fabiano de Carvalho; comandante do 4º BBM, tenente coronel Amilton de Souza; comandante da Guarda Municipal de Rio Verde, tenente coronel Luiz Carlos; promotora de Justiça, Renata Dantas; juiz do Juizado da Infância e Juventude, Wagner Gomes Pereira; representantes do Conselho Tutelar, Ângela Maria Conceição e Shirley Aparecida Fernandes Souza; presidente da Comissão da OAB de apoio ao Projeto Educação e Justiça, Luzana Goulart; representante da Comissão da Infância e Juventude da OAB, Virginia Pereira; presidente da Comissão da Criança e Adolescência, Cristina Fonseca; delegada Renata Ferrari; comandante da AMT de Rio Verde, Welker Rubens de Freitas; assessora pedagógica da CRE de Rio Verde, Nubia Cristina dos Santos Franco; inspetora da CRE de Rio Verde, Maria Vânia Barbosa Batista.