Segurança na escola é debatida durante Fórum Estadual da Undime

Minas Gerais

18.05.2023

O terceiro dia do XXVIII Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), realizado em Belo Horizonte, proporcionou aos convidados a roda de conversa sobre Segurança na Escola. O bate-papo ocorreu na manhã desta quinta-feira (18/5) e contou com a presença da secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães, e com representantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG), além da própria Undime-MG. 

Além de falar sobre as ações do Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar do Estado de Minas Gerais (Nipemg), a secretária adjunta Geniana Guimarães, discursou sobre o papel da escola em um contexto no qual é necessário resguardar a segurança sem deixar de lado a função educacional do cidadão. 

“Estamos antecipando as ações e atuando em parceria com os órgãos de investigação. Temos uma perspectiva de tentar identificar os autores de ameaças não vasculhando as mochilas, mas com indícios, com rede social, com escuta. Este é um trabalho permanente. A escola, apesar de ser a porta de entrada dos problemas sociais, faz parte de uma rede de proteção. Precisamos trazer para o centro das discussões, mais do que nunca, o que chamamos de habilidades socioemocionais”, pontuou Geniana. 

O capitão Stanley Araújo Pena, da PMMG, citou os investimentos realizados pela SEE/MG para intensificar a segurança em todas as escolas mineiras, sem distinção de rede municipal, estadual ou privada. “É importante levarmos ao conhecimento de todos sobre as entregas de viaturas para o patrulhamento escolar e os recursos enviados para fomentar programas como o Proerd e o Progea”, ressaltou o capitão.

Em parceria com a PMMG, a SEE já destinou cerca de R$33 milhões para desenvolvimento da Patrulha Escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A parceria prevê o atendimento a mais de 1,1 mil escolas, contemplando 150 mil estudantes da rede estadual de ensino. Além disso, com recurso da SEE/MG, foram entregues no último mês, 127 viaturas para o fortalecimento da rede de proteção a todas unidades de ensino.

Protocolo de segurança 

O Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar do Estado de Minas Gerais (Nipemg),  criou o Protocolo de Acesso e Segurança para as instituições escolares. A SEE/MG coordena o grupo, que é composto pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG).