Rio de Janeiro
14.03.2025Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, para estudantes com 15 anos ou mais, que estejam cursando o Ensino Fundamental, ou com 18 anos ou mais, que estejam no Ensino Médio, vai permitir que eles avancem em seus estudos. Trata-se do programa Segunda Chance, que vai mudar a perspectiva de vida de milhares de jovens da rede estadual de ensino. Esta ação é uma prova para avaliar os conhecimentos dos alunos que atualmente precisam de correção idade-ano/série, beneficiando cerca de 100 mil estudantes que atualmente se encontram neste quadro.
– Esse é um programa muito especial, criado com muito carinho. É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida, e consequentemente fortaleçam a economia e aumentem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho – destacou a Secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Importante destacar que o aluno não precisa se inscrever já que a Secretaria de Estado de Educação forneceu às unidades escolares uma relação dos alunos habilitados a realizar a avaliação.
– Estamos muito felizes. Esse programa é um trabalho muito importante que foi pensado por toda a nossa gestão. Sempre falo que somos um time, em prol da educação fluminense. Cada um de nós tem um papel fundamental para a melhoria da qualidade de ensino e para a construção do futuro de nossos estudantes – acrescentou Joilza Rangel, subsecretária de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado de Educação.
Esta avaliação não substitui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é uma iniciativa do governo federal e abrange a todos os interessados, mesmo que não estejam matriculados em escolas. O exame Segunda Chance é de participação exclusiva dos alunos das escolas estaduais Seeduc-RJ. Os aprovados no Ensino Fundamental estarão aptos a cursar o Ensino Médio, por meio de inscrição no site Matrícula Fácil, e os do Ensino Médio, caso aprovados, obtêm o certificado de conclusão do curso.
Os exames, compostos por 120 questões objetivas (sendo 30 questões para cada área do conhecimento), e serão realizados nos dias 29 e 30 de abril, em dois horários: de 13h às 18h para os alunos do Ensino Fundamental, e de 18h às 22h para estudantes do Ensino Médio. Somente alunos regularmente matriculados na rede estadual de ensino e que estejam de acordo com os parâmetros colocados no edital poderão realizar estes exames. E os candidatos podem se preparar com o apoio de seus professores e dos materiais de estudo disponíveis na plataforma e.Rio. As provas serão realizadas na própria escola e a previsão inicial é de que o resultado seja divulgado 15 dias após a realização da avaliação.
– A escola é o portal da transformação e sabemos bem dos desafios que enfrentamos ao longo da vida. É nosso dever institucional construirmos e edificarmos cidadãos de bem. Essa é uma oportunidade única para promover mudanças significativas na vida de nossos estudantes – concluiu a secretária Roberta Barreto.
Foto: Ellan Lustosa