Seguem abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Tocantins

02.05.2024

As inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) estão abertas, e seguem até o dia 30 de junho. O concurso é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e voltado para estudantes e professores da educação básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Obsma tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos educacionais nas temáticas de saúde e meio ambiente, buscando estimular a reflexão dos estudantes sobre essas questões. Além de disseminar conceitos e incentivar práticas de promoção da saúde e educação ambiental, que englobem projetos socioambientais e de uma vida mais saudável para todos.

Professores e estudantes da rede pública e privada que tiverem interesse em participar podem inscrever seus trabalhos até o dia 30 de junho. Os trabalhos devem ser originais e abordar obrigatoriamente temas ligados à saúde e/ou ao meio ambiente. Precisam ter sido desenvolvidos por um ou mais estudantes durante os anos de 2023 ou 2024, sob a responsabilidade de um ou mais professores. 

São aceitos trabalhos desenvolvidos a partir de programas e projetos de iniciação científica, desde que sejam realizados na escola por um ou mais estudantes nas categorias Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ou Ensino Médio, incluindo a EJA, e em uma das três modalidades: Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências. 

A olimpíada é dividida nas etapas regional e nacional.  Na etapa regional, são escolhidos os destaques de cada região que seguem para a etapa final. A cerimônia de premiação nacional é aberta ao público e será realizada na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em data a ser definida pela instituição.

Inscrições

As inscrições são realizadas pelo professor responsável de cada projeto, de forma gratuita e através do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no site oficial da Obsma: www.olimpiada.fiocruz.br.

 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins