Educação realiza webinário sobre o papel do especialista na recomposição das aprendizagens no contexto do Novo Ensino Médio

Minas Gerais

17.03.2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Instituto Unibanco realizam, no dia 20 de março, a partir das 10h, o webinário “O Papel do Especialista na Recomposição das Aprendizagens” e as ações de fortalecimento do ensino-aprendizagem da SEE/MG. Direcionado a mais de 3.300 profissionais da rede estadual de educação mineira, entre especialistas em educação básica, diretores escolares e professores convidados, além dos membros das 35 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), o encontro marca a abertura das ações da Gestão Pedagógica no estado. Na ocasião, serão discutidos a recomposição das aprendizagens no contexto do Novo Ensino Médio e o engajamento dos profissionais da rede estadual diante desse formato.
 
“É muito importante a participação de todos, para que possamos estar munidos das ferramentas necessárias ao enfrentamento dos prejuízos causados pela pandemia. Implantar o Novo Ensino Médio nesse contexto tornou-se um desafio ainda maior. Por isso é fundamental o empenho e a união de toda a Rede em torno de um objetivo comum que é oferecer uma Educação de melhor qualidade em Minas Gerais”, afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
 
Com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria no YouTube, o webinário terá a participação de Rosely Lima, diretora de Ensino Médio da SEE/MG, e Kátia Smole, diretora do Mathema e ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A mediação ficará a cargo de Bruno Rozenberg, coordenador da Gestão Educacional da SEE/MG.

Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, a recomposição das aprendizagens é um dos desafios centrais para o avanço da educação mineira, e o papel dos especialistas é de extrema relevância. “A educação em Minas Gerais passa por um momento crucial, em que não somente é preciso dar conta das defasagens trazidas pela pandemia, como também reestruturar toda a rede para implementar de maneira profunda a reforma do Ensino Médio. Contar com o engajamento dos especialistas nesse contexto, tanto na recomposição quanto no fortalecimento dos processos de ensino-aprendizagem, é essencial para que se promova, cada vez mais, uma educação de qualidade a todas e todos os estudantes de Minas Gerais”, afirma.

Iniciativa

Desenvolvido pela SEE-MG, o programa Gestão pela Aprendizagem conta com a parceria do Instituto Unibanco na implementação do Jovem de Futuro, focado no combate à evasão escolar, redução das desigualdades educacionais e na melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da gestão.

Dividido em etapas, teve início em 2019, com a inclusão de 1.343 unidades de ensino de 24 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) no programa. Na segunda e atual fase, o Gestão pela Aprendizagem contempla 35 SREs, chegando ao total de 1.971 escolas beneficiadas. A previsão é de que todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais sejam contempladas até 2024.

Além do webinário, as equipes de todas as 35 SREs integrantes do Jovem de Futuro participam frequentemente de encontros de formação e atualização sobre as etapas do Circuito de Gestão, metodologia utilizada para planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações de melhoria.

Serviço

Webinário O papel do Especialista na recomposição das aprendizagens e as ações de fortalecimento do ensino-aprendizagem da SEE/MG
Data: 20 de março
Horário: 10h às 10h30, pelo canal do YouTube da SEE. 

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.