Secretaria participa de seminário sobre educação na Fundação Getúlio Vargas

Rio de Janeiro

14.04.2023

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, ao lado do governador Cláudio Castro, participou da abertura do congresso do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), nesta sexta-feira (14/04), no Centro Cultural da FGV. O evento foi realizado em comemoração aos cinco anos da criação do departamento e teve como objetivo o diálogo no aprimoramento da gestão pública educacional nas três esferas do governo, além de apoio à melhoria do sistema de ensino nas escolas. 

Na ocasião, o governador Cláudio Castro destacou as ações do seu governo na área da educação. 

- Durante esses dois anos e meio em que estou governando o estado, tive um olhar diferenciado para a educação.  Investir na educação de qualidade voltou a ser prioridade no Rio de Janeiro – disse.

Sobre o trabalho que a Seeduc vem realizando, ele destacou a experiência da atual gestora da pasta.

 – Estamos com a professora Roberta à frente, uma profissional que já foi secretária na Baixada Fluminense e conhece as dificuldades de áreas onde a educação talvez seja a única forma de tirar aquela criança, jovem ou adolescente de uma realidade difícil, criando a perspectiva de uma vida nova. Isso nos causa uma satisfação enorme – disse.

A secretária Roberta Barreto falou sobre a importância desse encontro, onde vários estados podem compartilhar suas experiências positivas. 

– Foi um encontro importante para as secretarias de vários estados compartilharem práticas positivas na educação pública.

O seminário foi conduzido pelo diretor do DPGE, o ex-ministro da educação José Henrique Paim Fernandes e contou, também, com a presença do secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira, Manoel Palácios. o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Luiz Miguel, entre outras autoridades. 

O Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) foi criado em 2018 para promover o desenvolvimento da gestão de organizações públicas e apoiar a gestão educacional em sistemas de ensino. Ao longo do tempo, o DGPE se tornou reconhecido por sua excelência na prestação de assessoria técnica, tendo realizado mais de 50 projetos no Brasil, Argentina e Chile.