Rio de Janeiro
19.02.2025A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) lançou uma revista pedagógica voltada para professores, a ProfessorIA, com o objetivo de apoiar práticas em sala de aula, contribuir para o aprimoramento das metodologias de ensino e fortalecer o vínculo com os docentes.
A subsecretária de Gestão de Ensino, professora Joilza Rangel, explica que os exemplares já estão sendo distribuídos para os docentes da rede estadual.
– A revista busca valorizar, inspirar e conectar professores. Ela nasceu de um desejo genuíno de fortalecer os laços entre aqueles que dedicam suas vidas à formação das pessoas e à transformação do futuro – destaca a subsecretária.
A publicação traz como destaque uma reportagem sobre recomposição das aprendizagens, abordando o Pacto Nacional pela Recomposição de Aprendizagens, além de publicar uma matéria detalhada sobre as Trilhas Formativas do Ensino Médio, que vinculam competências e habilidades a questões relevantes do mundo atual nas áreas de conhecimento.
No Rio de Janeiro, estudantes e professores estão recebendo livros de apoio para os itinerários formativos, desenvolvidos com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
– Nossa intenção é transformar esta revista em um espaço onde o protagonismo dos professores seja valorizado, permitindo reflexões sobre os desafios e conquistas que moldam a profissão docente”, afirma a superintendente pedagógica, Flavia Costa.
A edição de estreia também abordou a educação inclusiva e o uso da inteligência artificial na educação, apresentando os professores virtuais da plataforma ProfessorIA, disponíveis para estudantes e docentes da rede estadual na plataforma e-Rio. Em 2024, esse recurso educacional ofereceu mais de 150 sessões em aulas temáticas com professores especialistas e disponibilizou mais de 112 horas de conteúdo interativo e exclusivo.
A revista ProfessorIA é editada pelo Grupo Eureka e pode ser conferida neste link.
Foto Sandra Barros/Seeduc-RJ