Educação do Rio de Janeiro destaca importância de cooperação para ampliar a segurança escolar

Rio de Janeiro

02.06.2023

A ampliação da segurança e da cultura de paz nas escolas do país só será possível com uma gestão compartilhada e integrada. No 1º Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar, em Brasília, a major PM Raquel Ventura, assessora-chefe da Secretaria de Estado de Educação e membro do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar do Rio de Janeiro, lembrou  que  foi justamente graças à parceria da Seeduc-RJ e da PM que mais de dois mil professores foram treinados para enfrentar situações de vulnerabilidade nas escolas.

– Esse tipo de ação, compartilhada, deveria ser mais frequente na administração pública. Cada secretaria pode colaborar com sua expertise na criação de novos programas – explica Raquel, que participou do painel “Experiências brasileiras”, mediado pela professora Rosilene Correa, ao lado de Carlos Hudmax Evangelista Ortiz, representante de Mato Grosso do Sul, e Izabella Cavalcante Martins, de Minas Gerais.

No seminário, Raquel discorreu sobre o SegPaz - Plano de Ações Integradas de Segurança e Cultura de Paz nas Escolas, visando criar parcerias e desenvolver projetos, treinamentos e diversas atividades de prevenção para as escolas no Rio. E lembrou do lançamento da ferramenta de Registro de Violência Escolar (RVE), que permite à secretaria mapear casos de bullying, racismo, furto e agressão. O serviço já está disponível na plataforma Conexão Educação, um espaço de intranet destinado às equipes pedagógicas.

– Esta nova ferramenta – que não substituirá o boletim de ocorrência, que deve ser feito na delegacia – vai possibilitar que as unidades escolares registrem, de maneira fácil, rápida e automática, situações de conflito ou eventos que possam indicar ou pontuar interferências na rotina escolar ou resultar em situações de risco para estudantes ou profissionais das escolas – acrescenta Raquel.

De acordo com o Ministério da Educação, o encontro na capital federal busca exemplos bem-sucedidos para ajudar na construção de uma política nacional de enfrentamento à violência nas escolas, envolvendo esporte, cultura,e saúde. Após a conclusão deste trabalho, está previsto o lançamento, em até 90 dias, de um Protocolo de Segurança nas Escolas, com ações que devem ser seguidas em todo o país. 

- O ambiente escolar deve ser de paz, de tolerância e de construção de um futuro de esperança para as crianças e jovens brasileiros – afirma o ministro da Educação, Camilo Santana.

Foto: Nany Araújo - Seeduc-RJ