Seeduc realiza seminário sobre gestão pública estratégica para servidores da educação

Rio de Janeiro

13.01.2026

A Secretaria de Estado de Educação realizou o I Seminário Gestão Pública Estratégica: Desafios, Competências e Inovação no Cotidiano da Educação, um evento destinado aos gestores e servidores da pasta, no auditório do Núcleo Avançado em Educação (NAVE) - Colégio Estadual José Leite Lopes, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A ação teve como objetivo promover reflexões e trocas de experiências sobre os desafios contemporâneos da gestão pública, destacando a importância da inovação, da ética, da saúde mental e do desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais na rotina dos profissionais da educação.

Durante o encontro, foram realizadas palestras com especialistas convidados, abordando temas essenciais para o fortalecimento da administração pública e a melhoria dos serviços educacionais. Para a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ, Myrian Medeiros, o evento foi um momento de reflexão e de aprendizado para os executivos que integram as equipes de trabalho da pasta.

– Para qualquer carreira, a formação é imprescindível. Temos que entender que precisamos continuar estudando para nos tornar profissionais melhores, pessoas melhores a favor do mundo onde vivemos – disse a subsecretária.

Luana Atanázio, analista executiva da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas (SUPDP) da Seeduc e uma das palestrantes, afirmou que o seminário é uma oportunidade de ampliar o espaço de debate e trocar conhecimentos. Para ela, a formação continuada é uma política estratégica que pode mudar qualquer cenário e melhorar qualquer serviço.

– Precisamos enxergar com muita estratégia como formar cada servidor dentro da sua função, dos seus cargos. Olhar para o executivo, incluí-lo e mantê-lo sempre em evidência, para que ele possa ter políticas formativas que contemplem suas necessidades e as da secretaria também – explicou.

No painel ‘Educação Antirracista e Gestão Pública: Diretrizes, Responsabilidades e Práticas Institucionais’, Luana falou sobre o racismo institucional e a questão étnico-racial na educação, apontando práticas para a equidade racial e a promoção de ambientes inclusivos.

– É preciso falar sobre a questão étnico-racial não só pedagogicamente em sala de aula, mas como uma situação que afeta as relações de trabalho também. Isso é fundamental para que possamos construir de fato um ambiente de trabalho de acolhimento, de respeito, que agregue e que a gente consiga ver a equidade acontecer – destacou a analista executiva. 

O evento também abordou temas como ‘Política de Segurança da Informação e Adequação LGPD’, com a ouvidora da Seeduc, Wania Torres; ‘Desburocratização e Otimização de Processos’, com Marcos Moraes, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e ‘Saúde Mental no Trabalho’, com Ana Tavares, enfermeira de posto de saúde e coordenadora do Programa Saúde na Escola.

– A proposta deste seminário é dar um primeiro passo de uma formação continuada voltada exclusivamente para essa carreira pública. Todas as formações que a Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas desenvolve procuram atender o máximo possível de profissionais da educação, mas formação especificamente voltada para a carreira pública, esta é a primeira – ressaltou Vivian Barros, professora da rede e coordenadora de Avaliação e Gestão de Formação da SUPDP.

A fim de garantir uma educação de qualidade, equitativa e inovadora, com o fortalecimento da gestão pública estratégica, o seminário visou fomentar o desenvolvimento de competências essenciais aos servidores, promover o uso consciente da tecnologia, incentivar práticas de inclusão e bem-estar, além de reforçar a cultura de integridade e eficiência no serviço público.

– A programação do seminário foi pensada para isso. Todas as temáticas estão no nosso LabEaD (plataforma on-line de aprendizado com cursos gratuitos), disponível para o nosso servidor, para que ele possa se aprofundar nos temas – concluiu Vivian Barros.

Foto:  Jean Barreto