Plano de Retomada das Aulas
01.06.2021Por Caroline Mesquita
A equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniu-se na tarde de terça-feira, 01/06, com gestores escolares das escolas estaduais da zona norte e zona sul da capital. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Valorização da Educação (Cveduc) e propôs ações formativas para a retomada gradual às atividades pedagógicas presenciais nas unidades escolares.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, explicou aos gestores que a ideia é começar a realizar formações para que, quando for possível retornar as atividades presenciais, não hajam dificuldades por falta de planejamento.
“É necessário que a escola saiba o que fazer e como trabalhar o ensino híbrido, pois ele já é uma realidade. Não há uma data definida para o retorno das aulas presenciais, mas é preciso começar a se preparar”, ponderou.
Várias ações serão realizadas nos próximos meses. De 1º até 25 de junho, diretores, diretores-adjuntos, secretários e coordenadores pedagógicos de escolas da rede estadual de Ensino Médio, bem como os servidores da Seed, participam do curso “Plano de Ação – Instrumento estratégico para a rede de ensino médio do Amapá”. O Plano de Ação será utilizado como norteador das equipes escolares e instrumento de diagnóstico e monitoramento das ações pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas.
Outra formação que iniciará a partir desta terça-feira, 2, será o minicurso “Orientações do Guia de Acolhimento, Autocuidado e Higiene Pessoal”, destinado aos coordenadores, gerentes, geo-educacionais e assessores técnicos pedagógicos da Seed. O minicurso busca dar orientações necessárias para a retomada gradativa das aulas.
Serão feitas também revisões nas estruturas das escolas e convite para pais e responsáveis fazerem visita monitorada nas unidades de ensino; professores terão formação em ensino híbrido, assim como serão escolhidos líderes de turma para que haja protagonismo e fortalecimento da relação entre os estudantes e a escola.
“É hora também de refletir nossas práticas pedagógicas e revisitar nossas ações. Pensar de que forma o gestor pode engajar sua comunidade escolar a participar desse momento”, finalizou a secretária Goreth.