Seed lança Prêmio Estadual de Gestão Escolar ‘Professora Maria Odete Calheiros Pena’

Roraima

17.08.2020

Por Marília Mesquita

Fotos: Secom/Roraima

O governador Antonio Denarium assinou nesta quinta-feira (14) o decreto de criação do ‘Prêmio Estadual de Gestão Escolar Professora Maria Odete Calheiros Pena’. O objetivo é valorizar os gestores escolares que atuam na Educação Básica desenvolvendo práticas diferenciadas e exitosas nas escolas, valorizando o ensino público.

O edital com a regulamentação será publicado em breve no Diário Oficial do Estado. Os gestores também vão concorrer à versão nacional do prêmio, o PGE (Prêmio Gestão Escolar), promovido pelo Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação).

“Os nossos professores têm boas práticas nas escolas e eles estão sistematizando essas práticas. O prêmio é uma forma de reconhecer e valorizar esses profissionais da Educação que estão desenvolvendo um excelente trabalho nas instituições de ensino”, explicou o governador Antonio Denarium.

A secretária de Educação, Leila Perussolo falou sobre a escolha do nome para a versão estadual do Prêmio Gestão Escolar. “A professora Odete foi uma grande referência para a Educação de nosso Estado. Muitos gestores e professores foram alunos da professora Odete. É merecido que este prêmio que traz boas práticas, experiências exitosas e processos de avaliação leve o nome da professora Odete”, destacou.

Karol Calheiros, filha da professora Maria Odete, participou do evento. Segundo ela o Prêmio é um reconhecimento pelo trabalho realizado pela mãe ao longo da sua trajetória profissional. “Foi um momento de muita surpresa, emoção, único. Minha mãe era muito querida e positiva. Eu acredito que ela está muito feliz, pois ela lutava para que todos tivessem a oportunidade de estudar”, disse emocionada.

MARIA ODETE CALHEIROS PENA - Nasceu em 16 de maio de 1956 na cidade de Itacoatiara, no estado do Amazonas. Faleceu em fevereiro de 2013, vitima de um aneurisma cerebral. Chegou a Boa Vista no inicio dos anos 80. Ingressou no quadro de Professor do Território Federal de Roraima em 1° de junho de 1984, dedicando a sua vida ao magistério, focando na formação docente.

Maria Odete era formada em Pedagogia, tinha especialização em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Especialização em Educação e Saúde Pública, Mestrado em Ciências da Educação Superior e Doutorado em Ciências da Educação Superior.

Atuou na instalação da UERR (Universidade Estadual de Roraima), coordenou o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), compôs o Conselho Universitário da UERR, foi diretora do Instituto Superior de Educação de Roraima, diretora do CEFAM/RR (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério).

Também ocupou uma cadeira no CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima) e foi assessora da UAB (Universidade Aberta do Brasil) com Polo na Fundação Univirr (Universidade Virtual de Roraima).