Amapá
01.08.2020Por: João Marcos Chaves
Na manhã desta sexta-feira, 31, representantes da Secretaria de Educação (Seed) e do Ministério Público do Amapá (MP-AP) reuniram para debater e alinhar as metas, ações e objetivos para a atuação conjunta em projetos de assistência e acolhimento aos estudantes da rede estadual.
O encontro, que aconteceu no auditório do Ministério Público, contou com a participação da procuradora-geral, Ivana Cei, a promotora, Sílvia de Souza Canela, e a secretária de Educação, Goreth Souza.
A parceria entre os órgãos já existe e foi debatido como serão desenvolvidas as atividades do programa E-paz, que envolve as ações do projeto Escola Restaurativa – um projeto que trabalha proporcionando assistência às escolas através de práticas pedagógicas de acolhimento.
No município de Santana cerca de 30 escolas contam com esse apoio, que refletem resultados positivos como: melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); diminuindo o número de casos de violência nas escolas; colaborando com melhorias no processo de ensino-aprendizado dos estudantes.
“Se as nossas crianças e nossos adolescentes permanecerem nas escolas, sendo beneficiados por projetos como esse, nós vamos perceber um impacto positivo não só na educação, mas na saúde, na segurança pública, na melhora e desenvolvimento de todo o estado”, destacou a promotora de Justiça do Ministério Público, Sílvia de Souza Canela, que atua diretamente na promoção de ações do projeto em Santana.
Essas práticas trabalham na reversão de problemas psicológicos e de vulnerabilidade social enfrentados pelas escolas de todo estado. A secretária de educação, Goreth Souza, destacou que essa ligação faz com que o poder público e a secretaria cresçam e fortaleçam o cenário da Educação do Amapá.
"Essa proximidade entre o Poder Público e a Seed faz com que nós estejamos alinhados, trabalhando para a construção de uma Educação melhor, e isso é bom para ambos os lados, é gratificante", disse a secretária.