Roraima
27.06.2019Por Marília Mesquita
Fotos: Ascom/Seed
Com o objetivo de realizar a devolutiva às escolas referente ao diagnóstico de leitura e escrita dos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental e do Exame de Proeficiência realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realiza nesta quinta-feira, 27, uma reunião com profissionais da Educação.
Pela manhã, às 8h30, no auditório da Seed, o encontro será com os coordenadores pedagógicos. Nesse primeiro momento será apresentado o diagnóstico de leitura e escrita dos alunos do 6° ano.
“Esse levantamento é realizado por meio de avaliação no início do ano com os estudantes e iremos apresentar estratégias diferenciadas às escolas para que os alunos venham desenvolver as habilidades de escrita e leitura”, explicou a chefe da DIENF (Divisão do Ensino Fundamental), Rosilda Garcia.
Além da apresentação dos dados estatísticos, será apresentada a síntese do levantamento, análise do gráfico, sugestão de ações, entrega e explanação do quadro de orientações. Serão repassados ainda informes sobre a segunda avaliação, que deverá ser aplicada pelos assessores da Seed no mês de setembro.
No período vespertino, a reunião será a partir das 14h na Escola Monteiro Lobato com os gestores pedagógicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática, referente às avaliações de Proficiência realizadas no dia 29 de maio com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental.
No encontro, será apresentada a estrutura das avaliações, dados gerais de ambas as disciplinas, além da realização de um trabalho em grupo por componentes curriculares.
“Será uma tarde de orientações e discussões acerca das metodologias a serem desenvolvidas, objetivando alcançar resultados mais significativos em relação aos descritores”, finalizou Rosilda.
Segundo o Censo Escolar, a Rede Estadual de Ensino possui 383 escolas e 72.471 alunos, sendo 46 escolas de Ensino Fundamental e 5.685 alunos matriculados nesta etapa de ensino.
FORTALECIMENTO DO ENSINO
Por meio do DEB (Departamento de Educação Básica), a Seed está promovendo várias ações pedagógicas voltadas ao fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem. Uma dessas ações é o Projeto de Proeficiência, no qual estão sendo atendidos inicialmente 728 alunos de cinco instituições de ensino.
O objetivo do projeto é intervir com condições pedagógicas de desenvolvimento das habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, previstas para o melhoramento, aprendizagem e o desempenho dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental.
O projeto é desenvolvido por meio da aplicação de exames. A partir dos resultados, são realizadas reuniões com coordenadores pedagógicos e professores para traçar estratégias de melhorias na aprendizagem dos alunos, nas habilidades em que mais apresentarem dificuldade.
Além disso, também está investindo na formação de gestores escolares, orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos, a fim de alinhar as ações com foco no desenvolvimento do aluno e, consequentemente, na melhoria dos índices educacionais.