Educação Especial
15.04.2021A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), representando o Governo do Estado do Paraná, acertou nesta semana um novo termo de parceria com as instituições de Educação Especial. O acordo, que será implementado a partir de agosto, contempla escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial, centros de atendimento educacional especializado e escolas para surdos e/ou cegos.
Essa nova parceria é fruto do diálogo estabelecido entre as partes. Além da Seed-PR, participam também a Federação das APAES do Paraná e a Federação Estadual das Instituições de Reabilitação (Febiex), além do senador Flávio Arns. Em janeiro de 2021 já havia sido estabelecida a prorrogação de colaboração entre a Rede Estadual de Ensino e as instituições de Educação Especial. Na ocasião, o incentivo financeiro foi de mais de R$130 milhões para a manutenção de atividades e atendimentos das instituições parceiras de Educação Especial no Paraná.
O novo termo terá validade até janeiro de 2023, e o incentivo financeiro para a manutenção das atividades e atendimentos da Educação Especial é de mais de R$ 400 milhões. “A Secretaria da Educação abriu um canal de diálogo muito intenso com as partes. Essa proposta foi construída em conjunto com as federações e mostra que o Governo do Estado do Paraná mantém o diálogo com as instituições e tem feito esse trabalho importante em conjunto com a sociedade”, destaca Roni Miranda, diretor de Educação da Seed-PR.
O valor será destinado a 400 instituições parceiras, para a contratação de profissionais para o atendimento dos estudantes da Educação Especial, bem como para despesas de funcionamento das escolas especializadas e centros de atendimento educacional especializado.
A partir de agora, serão dados os encaminhamentos por meio do Departamento de Educação Especial da DEDUC (Diretoria de Educação da Seed-PR), para que seja assinado o novo termo.
Parcerias — As parcerias entre o Estado do Paraná e as organizações da sociedade civil são celebradas há tempos, como forma de desenvolver e fortalecer a Educação Especial. Com a ação conjunta de profissionais da educação da rede estadual e os contratados pelas instituições por meio da parceria, além do apoio familiar, assegura-se o processo de escolarização dos estudantes