SEE realiza projeto “PE no Aulão” para estudantes do 3º ano

Pernambuco

12.09.2025

Mais de quatro mil estudantes da Rede Estadual participaram do projeto “PE no Aulão”. A iniciativa da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) representou mais uma oportunidade de preparação para as avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) e o Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (SSA/UPE). As atividades aconteceram nos dias 09, 10 e 11 de setembro em escolas das Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Norte, Recife Sul, Metro Norte e Metro Sul.  

As aulas foram focadas nas principais dificuldades identificadas nas avaliações diagnósticas realizadas ao longo do ano. Aulões de língua portuguesa, matemática e redação fortaleceram a preparação dos estudantes, garantindo revisão dos conteúdos, aprofundamento dos temas mais cobrados e estratégias práticas para alcançar melhores resultados.

De acordo com o secretário executivo de Ensino Médio e Profissional, Paulo Dutra, essa ação acontecerá em todas as Gerências Regionais. “Os aulões visam retomar, sistematizar e aprofundar esses conteúdos de maneira prática e estratégica, com foco na resolução de questões elaboradas a partir dos descritores identificados. Essa metodologia busca desenvolver o raciocínio, a interpretação e a capacidade de argumentação dos estudantes, contribuindo diretamente para a melhoria de seu desempenho nas avaliações finais e no acesso ao ensino superior”, explicou.

Para o professor de língua portuguesa, Luiz Fernando, os aulões ajudam os estudantes a se sentirem mais à vontade para aprender de maneira leve e descontraída. “Reta final é momento de revisão. Sempre digo a eles que agora é hora de resolver questões. Pegue as últimas provas do Enem, faça um levantamento e observe quais são os temas mais recorrentes em cada área do conhecimento. Além disso, o apoio da família em parceria com a escola é fundamental”, destacou.

“Aulões como esse são de extrema importância para ampliar nosso conhecimento, nos permitir aprender cada vez mais e nos preparar melhor para as provas que estão se aproximando. As aulas dinâmicas tornam o aprendizado mais leve e facilitam a assimilação dos conteúdos”, destacou a estudante Evelyn Crislayne, da Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano.