Pernambuco
31.05.2024Transformando vidas através do esporte. A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) realizou o II Congresso Pernambucano de Esportes 2024. Com o tema “Esporte Transforma”, o evento promoveu exposições, discussões e compartilhamento de conhecimentos sobre diferentes áreas e possibilidades de práticas e intervenções para os mais distintos ambientes relacionados à educação física e ao esporte. O congresso aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de maio, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Durante o evento, diversos temas foram abordados, como empreendedorismo, metodologias de ensino e treino, modalidades coletivas e individuais, desenvolvimento de projetos e programas, pessoas com deficiência e práticas esportivas, formação esportiva para toda a vida e excelência.
A governadora do Estado, Raquel Lyra, participou do evento e falou das ações do executivo estadual para o fomento do esporte. “A gente sabe o quanto é possível alcançar as ações de políticas públicas a partir de decisões efetivamente políticas para os esportes de alto rendimento, comunitário, educacional e de lazer. Nós temos investido cada vez mais no fortalecimento do esporte em Pernambuco para permitir a prática muito mais democrática de atividades que tratam da nossa saúde e de atividades profissionais”, destacou.
Na edição deste ano, teve várias novidades. Além de um dia adicional na programação, o número de opções das oficinas práticas e teóricas de conhecimentos específicos aumentou significativamente, passando de sete para 20. Cada participante teve a oportunidade de se inscrever em até quatro oficinas, ampliando ainda mais o acesso a diferentes conteúdos. Além de proporcionar uma ampla troca de conhecimentos, o evento ofereceu oportunidades para os participantes estabelecerem contatos profissionais e expandirem suas redes de relacionamento nos espaços de convivência com stands de empresas, instituições e representantes de programas e projetos esportivos.
Além disso, a programação do congresso inclui a “Pedalada na Arena”, um passeio ciclístico em celebração aos 11 anos da Arena de Pernambuco e a primeira corrida do Circuito Ativa Pernambuco.
O secretário em exercício de Educação e Esportes do Estado, Luciano Leonidio, falou sobre a importância do evento para o cenário esportivo pernambucano. “O Congresso Pernambucano de Esportes 2024 é um grande evento que congrega toda a comunidade esportiva de Pernambuco. Neste ano, tivemos um dia a mais na programação, eventos paralelos, atendimento à comunidade e, o que é melhor, totalmente gratuito. Foi um momento de formação continuada e também um momento muito importante de networking que alimenta e fomenta o esporte no Estado”, pontuou.
Programa Ativa PE
Na ocasião, foi lançado também o Programa Ativa PE. A iniciativa tem o objetivo de promover a prática esportiva entre a população dos municípios pernambucanos, com atividades físicas promovidas em, no mínimo, três turnos diários, totalizando 40 horas semanais. O Ativa Pernambuco será implementado no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).
As cidades participantes devem seguir os eixos de trabalho do programa, que atenderá pessoas de 11 a 59 anos, além de idosos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência e portadores de doenças crônicas.
O programa será desenvolvido a partir dos estabelecimentos de saúde cadastrados voluntariamente pelos municípios, que serão denominados Núcleos Ativa Pernambuco (NAPs). Esses núcleos promoverão a inserção da atividade física na rotina dos usuários, respeitando as particularidades locais e oferecendo diversas modalidades de exercícios, como zumba, ginástica, musculação e treinamento funcional.
Até o momento, 138 cidades se inscreveram, totalizando 275 solicitações de núcleos. As adesões ao programa são classificadas de acordo com o número de habitantes, variando o quantitativo de Núcleos Ativa Pernambuco por cidade, com um máximo de cinco núcleos por município. A cada lançamento municipal do Ativa Pernambuco será realizada uma corrida do Circuito ATIVA PE na cidade que está recebendo o projeto.
O programa é executado pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Esportes, e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Diretoria Geral de Atenção Primária.