SEE realiza ações do eixo de Suporte à Gestão de Rede do Programa Educação Integrada

Pernambuco

25.09.2019

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), através da Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE) vivenciou o 2º ciclo de ações de suporte à Gestão de Rede e Gestão Escolar. A ação é realizada em parceria com a Fundação Itaú Social (FIS) e a Comunidade Educativa (CEDAC).  As ações do eixo têm como propósito fortalecer as Secretarias Municipais de Educação na sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizagem com equidade para todos e todas, através dos cinco eixos de atuação: Planejamento e Gestão; Gestão Pedagógica; Gestão Administrativa e de Recursos, Regime de Colaboração e Comunicação, Participação e Controle Social.

A proposta do referido eixo é realizar encontros presenciais em três pólos (Recife, Garanhuns e Floresta), atendendo 15  municípios, dentre esses: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Bom Conselho, Bonito, Camaragibe, Cabrobó, Flores, Floresta, Itapissuma, Timbaúba, Tamandaré, Trindade, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una e Salgueiro. Foram envolvidos aproximadamente 40 Técnicos e 700 Gestores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais.

Cada ciclo é composto pelas seguintes etapas: Reunião de Base Pedagógica com a Equipe Técnica da SEGE, Formação de Gestão Educacional dos três Pólos, com os Técnicos da SEE, GREs e Secretarias Municipais de Educação e Formação de Gestão Educacional para as Equipes Gestoras de cada escola envolvidas no programa.

O Ciclo 2 encontra-se na fase de implementação das Formações das Equipes Gestoras das 330 Escolas Municipais. Os ciclos 3 e 4 estão previstos para iniciar em setembro e novembro, respectivamente. “A formação de gestores e coordenadores fortaleceu minha visão sobre gestão escolar, pois percebi que o papel de gestora era bem maior do que eu imaginava. A cada encontro eu aprendo uma nova maneira de fazer a escola caminhar na direção certa. Hoje me sinto mais segura nas tomadas de decisões que faço na escola, me reportando aos textos trabalhados nas formações, nos portfólios e nas atividades desenvolvidas durante os encontros”, afirma Evaneide Gomes de Sá Silva, Gestora Adjunta da Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novaes do Município de Floresta.

O Programa Educação Integrada tem por objetivo a melhoria da qualidade de Educação Infantil e de Ensino Fundamental ofertado pelas redes municipais de Educação, através do regime de colaboração entre Estado e Municípios com apoio de instituições sem fins lucrativos da iniciativa privada para o alcance das metas estabelecidas pelos Planos Nacional e Estadual de Educação.

As ações do Programa são desenvolvidas nos seguintes eixos: Educação Infantil; Alfabetização na Idade Certa; Anos Finais do Ensino Fundamental; Suporte à Gestão de Rede e Gestão Escolar; Formação de Professores e Gestores Escolares; e Gestão por Resultados Aplicada a Educação.

As ações tiveram início em 2016 e envolveram todas Secretarias Executivas da Secretaria de Educação, através das respectivas Gerências onde os Eixos estão atribuídos. Assim, em 2018 as ações de Suporte à Gestão de Rede e Gestão Escolar passaram a ser implementadas mediadas pela Secretaria Executiva de Gestão da Rede, Superintendência Técnica da Rede Escolar com a parceria da Fundação Itaú Social – FIS / Comunidade Educativa – CEDAC.