SEE promove reunião de alinhamento de execução com cooperativas da agricultura familiar

Pernambuco

22.06.2021

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da sua Superintendência do Programa de Alimentação Escolar, promoveu, nesta terça-feira (22), uma reunião com representantes das 23 cooperativas de agricultura familiar que vão abastecer as escolas de todo o Estado a partir do segundo semestre deste ano. Os fornecedores receberam, durante a manhã, no auditório da sede da SEE, situada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, orientações diversas sobre a execução das atividades. 

Entre as orientações que foram passadas, estão: controle de qualidade do produto ofertado, acondicionamento adequado, transporte, como elaborar ordens de fornecimento, emissão de nota, romaneios, pagamentos e todos os processos burocráticos. Entre os produtos que serão fornecidos pelas cooperativas estão alho, bolo, suco, frutas, e farinha. As 23 convocadas se juntam às cooperativas em atividade na Rede Estadual, que totalizarão 40 organizações em atividade no segundo semestre deste ano. 

“A ideia dessa reunião é convocar todos os fornecedores de agricultura familiar para fazermos um alinhamento de execução. Essas cooperativas vão atender escolas de todo o Estado com cerca de 12 produtos. O nosso papel é detalhar todos os processos da prática desse fornecimento, mostrar pra eles de que forma nós trabalhamos, que vamos ficar sempre em cima da qualidade dos produtos”, pontuou Marieta Pinho, superintendente do Programa de Alimentação Escolar. 

Tânia Dayanne Martins, representante da Associação dos Pequenos Produtores Irrigados da Amargosa (Aspia), de Petrolina, Sertão do Estado, falou do entusiasmo que é participar, pela primeira vez, do processo de abastecimento da SEE. “Estamos começando agora e é muito importante essa chamada pública para o crescimento dos nossos trabalhadores. Nós temos 43 famílias que serão beneficiadas com esse fornecimento e estamos muito felizes com a oportunidade de ingressar nesse mercado. Tudo pra gente é novo, então vim de Petrolina para conhecer de perto o programa e tirar todas as minhas dúvidas. Espero voltar para socializar todas essas informações”, disse Tânia. 

Veterano no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Edimir Manoel de Souza, da Cooperativa dos Criadores de Caprinos e Ovinos e da Agricultura Familiar de Floresta, também no Sertão do Estado, elogiou o empenho da Secretaria de Educação e Esportes em manter a qualidade do processo para o abastecimento das merendas. “Estamos desde 2011 fornecendo produtos para as escolas, desde frutas até animais, e comemoramos a continuidade do programa e da iniciativa da Secretaria em promover momentos como este, que contempla, só na nossa organização, mais de 300 agricultores. Se não houvesse esse programa, a nossa cooperativa não existiria”, frisou.