SEE oferece programação para a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Pernambuco

22.08.2025

A partir desta quinta-feira (21), o Governo de Pernambuco celebra a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência com uma série de ações por todo o estado. Inspirada no tema  “A Lei Brasileira de Inclusão é 10: Nenhum Direito a Menos”, a Secretaria de Educação preparou uma programação especial, com exposições, caminhadas, debates, formações e apresentações culturais. As atividades seguem até o dia 29 de agosto. 

O tema deste ano reafirma e reforça o compromisso do Governo de Pernambuco na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, nestes 10 anos da LBI. ”Pernambuco foi a quinta federação do Brasil a criar legislação própria para celebrar essa semana, em que a gente reivindica, orienta, sensibiliza e conscientiza. É um chamado para o segmento de uma forma mais efetiva, em que a gente soma as lutas”, explica Sunnye Rose, gerente de Políticas Educacionais da Educação Inclusiva. 

Durante a semana, as 1.072 escolas da Rede Estadual de Ensino vão promover atividades que têm como foco o combate ao capacitismo e a promoção da inclusão. Os cinco Centros de Atendimento Educacional Especializados (Caee) do estado e o Centro Educacional Inclusivo Ulisses Pernambucano (Ceiup), no Recife, compõem a programação. “Toda a rede vai estar mobilizada trabalhando o tema e a semana estadual de uma forma uniforme, respeitando as especificidades de cada região e de cada localidade”, reforça Sunnye. 

As atividades foram abertas com o Seminário do Programa BPC na Escola, realizado no Centro de Convenções do Senac Caruaru, com a presença do secretário de Educação, Gilson Monteiro. A iniciativa intersetorial, que envolve quatro secretarias do Governo do Estado, é voltada para a garantia de direitos, acompanhamento e inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência. Além disso, a Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte preparou uma exibição de curta-metragem e debate no Cinema do Museu, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco.