SEE inicia distribuição de cartazes que divulgam o direito do uso do nome social nas escolas

Iniciativa

29.06.2021

A Secretaria de Educação e Esportes, por meio da sua Gerência de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (GEIDH), inicia, nesta terça-feira (29), a entrega dos cartazes do nome social para todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GRE). O material tem como propósito divulgar o direito do uso do nome social dentro da escola para a população trans e travesti, possível desde 2017 no Estado de Pernambuco. 

A distribuição para todas as escolas da Rede segue acompanhada de um número novo, que vem fomentar a política de educação de gênero e sexualidades da pasta: ao todo, 176 estudantes usam o nome social nas unidades de ensino atualmente; este é o maior número desde a criação da política, em 2017. No ano da implementação do nome social da SEE, 78 estudantes solicitaram a retificação nas escolas da Rede. Em 2019, este número subiu para 151. Os cartazes devem ser fixados nas paredes das escolas pela gestão. 

“O cartaz representa mais um instrumento da política de nome social que busca construir uma escola mais inclusiva, pautada no respeito às diferenças e que garanta um local de acolhimento a população trans e travesti, considerando a importância de uma educação inclusiva que reconheça e respeite toda a comunidade escolar", frisa Dayanna Louise, chefe da Unidade de Educação para as Relações de Gênero e Sexualidades da Secretaria. 

SERVIÇO - Estudantes travestis, transexuais e transgêneros podem solicitar a inclusão do nome social nos registros escolares no ato da matrícula ou a qualquer momento na unidade de ensino. Já estudantes menores de 18 anos podem solicitar a inclusão acompanhados de seus representantes legais.