Educação inicia aplicação da Avaliação Diagnóstica na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Pernambuco

25.03.2022

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Públicas Educacionais (GAMPE), iniciou, nessa quarta-feira (23), a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2022 na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Cerca de 430 mil estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio farão provas de diferentes áreas de conhecimento até o dia 12 de abril. 

A avaliação, que está sendo aplicada em formato digital para o 5º ano do Ensino Fundamental em diante, e impressa para os 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental,   abrange todas as áreas de conhecimento e tem como objetivo construir um diagnóstico das aprendizagens dos estudantes, identificando suas dificuldades. A partir dos resultados, os dados coletados vão subsidiar e propor planos de intervenções pedagógicas compatíveis com as características de cada turma e escola, analisando o desenvolvimento do grupo como um todo. 

Na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, situada no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, os estudantes dedicaram a quarta-feira (24) para responder às questões de Matemática e Ciências da Natureza. “A prova está no nível de tudo o que a gente aprendeu no ano passado, apesar das dificuldades que tivemos por conta da pandemia. Eu acho que a partir do momento em que a escola identifica o nosso nível de conhecimento, ela cria conteúdos que permitem nos igualar ao que estava previsto para a nossa série. Acredito que isso vai facilitar para os professores também, pois eles vão saber que tipo de aula devem dar para toda a turma depois de ver o resultado”, frisou o estudante Neilton Júnior, do 3º ano. 

Do dia 23 a 29 de março, é a vez das escolas jurisdicionadas às Gerências Regionais de Educação (GRE) Araripina, Arcoverde, Metropolitana Norte, Nazaré da Mara e Recife Norte realizarem a avaliação. Já as GREs Caruaru, Metropolitana Sul, Palmares, Recife Sul, Vitória de Santo Antão e Limoeiro realizam de 30 de março a 05 de abril. E por fim, as GREs Afogados da Ingazeira, Floresta, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro de 06 a 12 abril. 

Para os estudantes que quiserem fazer a prova em casa, basta acessar o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) por meio do Conecta Aí e seguir as orientações da gestão da escola. “A Avaliação Diagnóstica está se consolidando como uma política pública que visa auxiliar a Secretaria, as GREs, as escolas e professores a construir diagnóstico das aprendizagens dos estudantes no início do ano letivo, de modo a possibilitar intervenções pedagógicas a partir dos seus resultados”, avaliou Dionísio Júnior, gerente da Gampe.