SEE fecha parceria com institutos para combater o consumo de álcool na adolescência

Conscientizaçao

27.05.2021

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco fechou parceria com o  Instituto Diageo e o Instituto Aliança para a expansão do Programa Fala Sério em Pernambuco. A iniciativa visa usar as apresentações teatrais para alertar os estudantes da Rede Estadual sobre a ingestão de bebidas alcoólicas e contribuir para que eles percebam os riscos atrelados ao consumo de álcool na adolescência.

A cerimônia de lançamento do programa aconteceu nesta quarta-feira (26) e contou com a participação da diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira; do presidente da Diageo para Brasil, Uruguai e Paraguai, Gregorio Gutiérrez; da coordenadora de articulação do Programa Fala Sério, Adriana Franco; da superintendente pedagógica da SEE, Mariângela Berardinelli; entre outros gestores.

O programa Fala Sério encena uma peça de teatro virtual que aborda o cotidiano de três adolescentes que vão se envolvendo com o consumo de bebida alcoólica e as consequências causadas por ela. Paralelamente, foi estruturada uma disciplina eletiva de 40h semanais envolvendo a formação e acompanhamento dos professores que vão tratar do assunto com mais profundidade. Ao todo, 120 escolas serão contempladas pelo programa. Essas
apresentações irão impactar aproximadamente 12 mil estudantes e a formação de 80 educadores que ofertarão a disciplina eletiva "Educação para Boas Escolhas".

De acordo com a superintendente pedagógica da SEE Mariângela Berardinelli, essa proposta de trabalho vai contribuir para a conscientização e formação para a vida dos jovens. “Levar essa temática fazendo uso das linguagens artísticas provocando discussões e reflexões é essencial. O projeto contempla exatamente todo o viés que a gente acredita do fortalecimento dessas discussões enquanto temática extremamente presente na vida de meninos e meninas em todo o Estado. Pretendemos fazer com que esse projeto chegue em todas as escolas da Rede Estadual com o passar dos anos”, destacou.

Fala Sério - Nascido na Grã-Bretanha há mais de 10 anos, o programa já alcançou mais de 700 mil pessoas em 20 países. “Fala Sério” foi lançado no Brasil em 2019 no Ceará, por meio do Instituto Diageo, responsável por todos os projetos sociais da Diageo no país, e já impactou mais de 100 mil alunos em dois anos.

“O projeto nasceu para ter escala. Mesmo com a pandemia, nós rapidamente criamos uma versão online que nos permitiu continuar apoiando as escolas e os alunos”, afirma Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil), em live realizada em redes sociais para anunciar a parceria. “Os resultados mostram o forte impacto do projeto: 82% dos alunos reportaram mudança de atitude e 92% dizem que entendem melhor os perigos do álcool depois do projeto”.

A diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira, falou sobre a importância do projeto. “O Fala Sério traz o teatro para dentro da escola e de outros espaços educativos e permite o contato com outras linguagens vibrantes gerando outras formas de produção, de conhecimento e de novos significados. A adesão imediata de jovens e professores ao programa ao longo desses três anos revela o quanto a linguagem da arte e do teatro é mobilizadora”, ponderou.