Educação de Pernambuco e Companhia de Saneamento lançam edital de Desafio Educativo Socioambiental

Pernambuco

28.03.2024

Na manhã da última sexta-feira (22), a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), anunciou o lançamento do edital da 7ª edição do Projeto Concurso Cultural - Desafio Educativo Socioambiental. O desafio visa promover a educação ambiental nas escolas e incentivar a capacidade criativa das escolas na produção de diferentes materiais para reflexão de temas relevantes. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

Lançado no dia em que é comemorado o Dia Mundial da Água (22), o concurso é voltado para estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino. Os participantes deverão abordar em suas produções os subtemas: água e cidadania; consumo consciente da água; saneamento (tratamento de água e esgoto); preservação e reflorestamento de matas ciliares; e mudanças climáticas.

“Vivenciamos nas escolas a Semana da Água, e este concurso vem exatamente para consolidar projetos e propostas para professores. Essa produção de conhecimento é para conscientizar tanto a comunidade escolar, quanto as famílias. A gente precisa fortalecer esse entendimento da importância da água, porque é um item para a nossa vida e  temos que intensificar essa luta pela preservação”, frisou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.

O desafio é dividido em três categorias. As duas primeiras para os estudantes Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, onde eles devem produzir vídeos em formato reels para rede social instagram.  A terceira e última é voltada apenas para os professores, que deverão produzir fotografias sobre as temáticas. Para participar do desafio, os interessados devem se inscrever pelo link (https://servicos.compesa.com.br/desafio-educativo-socioambiental/#), e produzir o material desejado para submeter a produção no perfil do Instagram da unidade de ensino. 

Os vencedores de cada categoria serão premiados com smart TV, tablet, smartphone e notebook, além de voucher de livros no valor de R$ 500,00 para todas as produções classificadas. A cerimônia de premiação será realizada no evento de culminância do desafio, no dia 5 de junho, em Recife.

Douglas Rafael é estudante do 9º ano da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) João Barbalho e esteve presente no evento de lançamento. Ele aprovou o desafio e já deixou claro que vai em busca da premiação. “Com certeza vou participar. Na próxima semana vou me reunir e conversar com meus amigos e meus colegas de classe para preparar o melhor material possível e, quem sabe, sairmos vitoriosos”, concluiu.