Pernambuco
03.05.2022A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP), apresentou os dados obtidos após a primeira rodada de aplicação do Indicador de Maturidade da Educação Integral (IMEI), na última sexta-feira (29). Os números foram exibidos durante reunião virtual, que contou com a presença de representantes das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), coordenadores gerais de Educação Integral e Profissional, núcleo de Gestão da Seplag e outros convidados.
O objetivo do encontro é divulgar os resultados obtidos na primeira aplicação do IMEI, realizada durante o mês de março, já pensando nas possibilidades de trabalho. “O indicador é estruturado em quatro dimensões. Então a ideia é olhar para as gerências regionais identificar as escolas com mais maturidade e instituir um programa de mentoria entre as unidades de ensino, permitindo que os gestores com mais maturidade em determinadas dimensões possam apoiar aqueles que ainda precisam avançar”, contou Maria Medeiros, secretária executiva de Educação Integral e Profissional.
O indicador analisa questões acerca do Padrão Pedagógico Integral, Modelo de Gestão, Identidade Pedagógica e Organização Escolar, contabilizando assim as quatro dimensões, compostas por 22 componentes e 91 elementos.
“No ano em que a política pública de ensino integral de Pernambuco completa 14 anos de história, nós estamos trabalhando com foco na qualidade da oferta. Em 2022, atingimos a universalização do ensino integral e o nosso compromisso é garantir que, mais do que acesso, os estudantes pernambucanos permaneçam e concluam com êxito nas nossas escolas”, comentou Maria, explicando que o objetivo do IMEI dialoga com o compromisso por uma educação pública de qualidade social.
Sobre o IMEI - Contando com mobilização em todo território pernambucano, o IMEI tem a participação de gestores, assistentes de gestão, educadores de apoio, professores e estudantes da rede de educação integral. Com a aplicação de formulário direcionado a cada uma das categorias participantes, são obtidos retornos sobre a evolução e implantação do Ensino Médio Integral na rede, elementos para o desenvolvimento de planos de ação para todas as instâncias da Rede e uma cooperação mais profunda da evolução dos elementos que compõem o modelo de gestão e pedagógico dessas escolas.
Foto: Kleyvson Santos - SEE