Seduckathon: EUA e Coreia do Sul serão os destinos dos estudantes premiados

Piaui

24.04.2024

Trinta estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) terão a experiência de um intercâmbio internacional. Eles serão selecionados durante o Seduckathon, maratona de programação que acontece entre os dias 24 e 26 de abril, no Centro de Convenções de Teresina (CCT), em Teresina.

A competição reúne alunos e professores da Seduc que desenvolveram projetos inovadores nas escolas da rede pública estadual de ensino nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais.

No intercâmbio, os times vencedores terão como destino os países Estados Unidos e Coreia do Sul e, por um mês, eles irão vivenciar atividades de imersão em cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais.

Estados Unidos

Os estudantes Seduc participam do Intercâmbio na Worcester Technical High School, com sede em Massachusetts, nos Estados Unidos. A escola norte-americana oferece o ensino técnico em setores de alta demanda como tecnologia da informação, engenharia, saúde e automação avançada.

“A Worcester Tech vai proporcionar um espaço de exposição dos alunos da rede pública técnica estadual uma variedade de perspectivas e culturas, contribuindo para que eles estejam preparados para uma carreira de sucesso”, informa o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Coreia do Sul

A Korean IT Vocational College foi a primeira instituição educacional sul-coreana especializada nas áreas de tecnologia e tem liderado desde sua criação em 1998.

A instituição tem foco, principalmente, na formação para o mercado de trabalho, possuindo uma das maiores taxas de alunos empregados após a graduação.

“Considerando os alunos do ensino técnico da rede estadual, no âmbito dos programas do SEDUC-TEC, dos cursos de desenvolvimento de jogos e programação, que são as disciplinas foco da Korean IT Vocational College, a experiência na educação de jovens na área de tecnologia que a instituição possui será de grande enriquecimento para os alunos intercambistas”, disse o Secretário Washington Bandeira.

A escola está localizada em Seul, cidade coreana com forte desenvolvimento na área de tecnologia.