Seduckathon: Estudantes Seduc-PI retornam do intercâmbio na Coreia do Sul com oferta de vagas em universidade local

Piaui

11.11.2024

Os 20 estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), que venceram a competição Seduckathon, desembarcaram em Teresina, na manhã desta segunda-feira (11), após um mês de intercâmbio na Coreia do Sul. A recepção foi realizada pelo Secretário de Educação, Washington Bandeira, na sede da Seduc-PI, que destacou o sucesso da experiência e anunciou que a Korea Vocational College of Information and Technology oferecerá vagas em cursos superiores para cada intercambista.

“Os 48 estudantes que participaram do intercâmbio e desejam cursar a graduação na Korea Vocational College of Information and Technology já têm uma vaga garantida. Esse acordo foi previamente alinhado com o CEO da universidade, e a única condição é que os interessados aprendam coreano. Por isso, já orientei a equipe aqui da Seduc a criar um curso para que eles possam aprender mais essa língua estrangeira”, anunciou Bandeira.

Durante o mês que passaram na Coreia do Sul, os estudantes participaram de aulas teóricas e práticas nas áreas de programação, incluindo Python, Machine Learning e Inteligência Artificial (IA). Hiago Medeiros, aluno do Ceti Conselheiro Saraiva, de Batalha, falou sobre a experiência, ressaltando a adaptação a uma nova cultura e a metodologia prática de ensino que enriqueceram seu aprendizado.

“Tudo foi incrível! No começo, a mudança para outro país nos trouxe algumas dificuldades com a língua, o clima e até a adaptação à comida. Mas, aos poucos, fomos nos acostumando, e a jornada se transformou em algo maravilhoso. O método de estudo foi inovador: aprendíamos a teoria e, na sequência, partíamos para um desafio prático que nos ajudava a aplicar e fixar tudo o que vimos na aula. Essa metodologia fez toda a diferença, facilitando nosso desenvolvimento e aprendizado, e deixou a experiência ainda mais gratificante”, detalhou Hiago. 

O professor Diógenes Vieira, do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, enfatizou que a experiência vivida na Coreia abrirá novas oportunidades e servirá como inspiração para os alunos da escola.

“A viagem, em si, abriu nossos olhos para muitas oportunidades. Pudemos presenciar, na prática, que existe um mundo muito grande lá fora, e é essa mensagem que eu quero trazer para os meus alunos. Quero incentivá-los a participar dos próximos eventos. Os meninos que voltaram da Coreia serão exemplos para essa garotada da nossa cidade, e vamos aproveitar para divulgar todo o processo do Seduckathon”, afirmou o docente. 

Além do aprendizado acadêmico, os participantes do intercâmbio tiveram a oportunidade de vivenciar a rica cultura sul-coreana. A estudante Tayene Oliveira, de Monsenhor Gil, descreveu a experiência como transformadora, destacando o apoio da equipe da Seduc-PI durante a viagem.

“A ajuda da equipe da Seduc durante todo o mês de intercâmbio foi fundamental para nossa adaptação. A Coreia é um país incrível e muito rico culturalmente, disciplinado. A limpeza e a organização da cidade, assim como o respeito que os estudantes têm ao tratar os professores, foram o que mais chamou minha atenção e é um aprendizado que vou levar para a vida”, relatou. 

O Governo do Piauí custeou todos os gastos relacionados à viagem, incluindo passagens, hospedagem e alimentação, além do fornecimento de materiais de estudo. A expectativa é que o próximo Seduckathon, programado para 2025, amplie ainda mais as oportunidades de intercâmbio para os alunos da rede pública estadual.

“Estamos em uma jornada transformadora, com a meta de dobrar o número de estudantes em intercâmbio educacional em 2025. Este ano, 48 jovens participaram do intercâmbio, e em 2025, esse número aumentará para 100. Estamos proporcionando aos nossos estudantes uma chance única de expandir horizontes, adquirir novos conhecimentos e se conectar com culturas diversas”, afirmou o Secretário.