Seduce Goiás inova com aulões interativos ao vivo pelo Facebook

Interatividade

19.09.2017


Iniciativa alia linguagem própria dos estudantes nas redes sociais a conteúdos pedagógicos de qualidade com o intuito de preparar melhor os alunos para as avaliações de conhecimento


A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) inova mais uma vez ao unir os recursos da tecnologia, a linguagem das redes sociais e a metodologia do projeto Estudo Compartilhado para preparar ainda mais os alunos para as avaliações de conhecimento, como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Do link montado na Superintendência Executiva de Educação, nesta terça-feira, 19/9, os professores Simone de Oliveira Lemes (Português) e Marco Antônio Guimarães Faria/Marcão (Matemática) deram dicas e sugestões, além de proporem questões a serem resolvidas pelos alunos do 9ª  ano do Ensino Fundamental e da 3º série do Ensino Médio em todo o Estado.

Para chegar aos milhares de alunos e professores em todo o Estado, a Seduce recorreu aos recursos do Facebook Live. A iniciativa, segundo o professor Marcelo Jerônimo, superintendente de Gestão Pedagógica da Secretaria, é inovadora e pioneira, pois aproveita a linguagem própria das crianças e jovens nas redes sociais como uma forma de aproximar e despertar o interesse dos estudantes pelos conteúdos ministrados.

Ao vivo e de forma interativa, as quatro transmissões desta terça-feira alcançaram 24 mil computadores em todo o Estado. Mas os aulões foram vistos pelas crianças e jovens em espaços multimídia, laboratórios de informática e até nos pátios das escolas, onde havia um número maior de estudantes.

Cada aula tem duração de 20 minutos. E para quem não acompanhou os aulões ao vivo, a boa notícia é de que todo o conteúdo poderá ser acessado pelo Youtube e pelo Facebook (@seducegoias). Os links do Youtube serão publicados mais tarde.

Próximos aulões

Na próxima quinta-feira, 21/9, quatro novos aulões de Matemática e Língua Portuguesa serão ministrados novamente ao vivo a partir das 9 horas. “De forma totalmente interativa, estamos chegando a um público fantástico na rede pública estadual, levando novidades para o cotidiano das escolas e potencializando o uso das redes sociais a serviço de uma educação de qualidade”, lembra Marcelo.

O superintendente ressalta que os aulões servem como preparatórios para a avaliação simulada que a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás realizará no dia 26 de setembro com previsão de alcançar cerca de 120 mil estudantes. A ação também prepara os alunos para a Prova Brasil e para o Enem. A primeira será aplicada entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro e a segunda, nos dias 5 e 12 de novembro.

A transmissão pelo Facebook Live e pelo Youtube Live foi realizada pela Seduce em parceria com as equipes do Núcleo de Tecnologia (Nute) e da Comunicação Setorial. Já o material pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática foi elaborado pela equipe da Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria.

Os envolvidos no projeto são o superintendente Marcelo Jerônimo; a chefe de Núcleo Lidiane Rodrigues da Mata; o coordenador de Equipe Wagner Alceu Dias; e os professores formadores Ana Christina de Pina, Ujeverson Tavares Sampaio, Inácio de Araújo Machado, Marcos Antônio Guimarães Faria e Simone de Oliveira Lemes.

Acesse os quatro aulões interativos nos links abaixo:

Português:

https://www.facebook.com/seducegoias/videos/1246537698785123/

https://www.facebook.com/seducegoias/videos/1246603288778564/

Matemática:

https://www.facebook.com/seducegoias/videos/1246569342115292/

https://www.facebook.com/seducegoias/videos/1246636768775216/


Comunicação Seduce Goiás