Seduce Goiás entrega Comenda para homenagear contribuições ao desenvolvimento da Educação

Comenda Nion Albernaz

09.03.2018

Secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás)  lançou  no dia 7 de março  a Comenda Professor Nion Albernaz  como forma de homenagear o entusiasmo dos que amam a Educação Pública e contribuem para o seu desenvolvimento. Aniversariante do dia, o governador Marconi Perillo foi um dos agraciados com a honraria.

Na primeira cerimônia de outorga da Comenda, ex-governadores, todos os 1.151 diretores da rede estadual e um aluno destaque (melhor desempenho) de cada escola foram homenageados. A comenda foi idealizada pela secretária Raquel Teixeira e a escolha d do Professor Nion Albernaz para dar nome ao título é uma forma de reconhecer o legado e o empenho do ex-prefeito de Goiânia na área educacional. Ele faleceu em setembro do ano passado, deixando registrado no coração dos goianienses outras marcas importantes, como o empenho por uma cidade arborizada, florida e mais bonita.

“A Educação busca caminhos para conciliar coração e mente, como já dizia Aristóteles quatro séculos a.C. Às vezes priorizando a mente, às vezes o coração, mas nenhum sistema educacional conseguiu completamente responder às demandas. São complexas porque o ser humano é complexo. O professor Nion Albernaz conseguia esse casamento mente e coração. Por isso o escolhemos para ser o símbolo, o patrono da Comenda da Educação. Ele aliava seu rigor de engenheiro e professor de matemática com o amor pelo que fazia”,  explicou a secretária Raquel Teixeira.

A titular da Seduce Goiás ainda destacou a trajetória brilhante do ex-prefeito, elogiando seu perfil atencioso enquanto gestor. Também apresentou um breve perfil sobre a situação da educação pública goiana. “Somos gratos a todos os diretores e diretoras que estão aqui hoje. Ao receberem esta comenda, interpretem-na como o reconhecimento da Seduce, do Governo de Goiás, pelo trabalho de todos os professores e administrativos de suas escolas no atingimento de bons resultados. E somos gratos aos nossos alunos. Os resultados positivos de hoje são reflexo do empenho de vocês”.

Avanços

A entrega da Comenda Professor Nion Albernaz é uma celebração dos avanços na Educação de Goiás desde 1999. De lá para cá foram realizadas várias melhorias que estruturaram a rede pública, como lançamento de programas pedagógicos e investimento no plano de carreira dos professores.

Em 1999 só 27% dos professores tinham curso superior. Hoje são praticamente 100%. Em 2000 foi criada a escola Padrão Século 21. Até 2017, foram inauguradas 24 escolas neste modelo. Em 2018, o total de inaugurações vai chegar a 50 colégios. Outras 17 unidades estão sendo licitadas.

A gestão eficiente, que promoveu a estruturação administrativa e pedagógica da pasta, fez com que Goiás saltasse da 16ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o topo. Os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) referentes a 2017 comprovaram a eficiência das ações da Seduce, o resultado foi o melhor da história.

Na parte pedagógica, o caderno Aprender+ foi o grande avanço. Genuinamente goiano, o caderno de atividades auxilia o aprendizado. Este ano, 1 milhão e 700 mil volumes do Aprender+ serão distribuídos a todas as séries.

Retomada dos estudos

Foram mais de 40 anos entre a pausa nos estudos e o reconhecimento como melhor aluna do Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja) Universitário. Neste período, a estudante Dalva Caetano da Silva, de 54 anos, ficou 38 anos afastada da sala de aula, mas o tempo não a fez perder a paixão pelo aprendizado. Dalva foi um dos 1.150 alunos homenageados na entrega da Comenda Nion Albernaz. Além dos estudantes, 1.150 diretores das unidades de ensino também receberam a honraria, juntamente com o governador Marconi Perillo, o ex-governador José Eliton e ex-governadores.

A conquista da aluna foi possível graças a muito “esforço e dedicação”. Ela conseguiu uma média geral nas notas de todas as disciplinas igual a 9,7. Agora, a aluna cursa o último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e vai concluir, em abril, o Ensino Médio. “Meus filhos estão orgulhosos de mim. Eu tenho um neto de 17 anos e uma de 12 anos, então, eu sei que sou espelho para eles e para muitos colegas de escola”, reconhece Dalva.

A aluna conta que o tempo que passou sem estudar até poderia ser um obstáculo, mas isso foi compensado pelo “ótimo” atendimento educacional. “Esse colégio (Ceja Universitário) é uma honra muito grande para mim. Eu só tenho que agradecer a Deus e a todos que me ajudaram. A equipe da escola me recebeu super bem”, elogia.



Goiânia, 9 de março de 2018

Comunicação Setorial da Seduce