Seduce Goiás discute propostas para Base Nacional Comum

BNCC

09.09.2015

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, se reuniu na tarde desta terça-feira, 8/9, com subsecretários e superintendentes para falar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro ocorreu no auditório da Seduce, localizado no Setor Vila Nova, e teve como principal objetivo elaborar um plano de trabalho para discutir o tema.

Raquel comentou que o currículo utilizado em Goiás é referência nacional, mas precisa ser adaptado tendo em vista a transição pela qual atravessa a Educação no país. Para tanto, solicitou o empenho de cada subsecretário. "Fiz questão de vir aqui pedir pessoalmente o engajamento de cada um de vocês na condução do debate da base curricular. Estamos falando de direito, justiça social e democracia", pontuou.

Esta é a primeira vez que o país discute e implementa a BNCC. Conforme explicou a secretária, o projeto inclui as 27 federações. Na prática, implica dizer que os direitos básicos de aprendizagem do aluno serão garantidos graças a um alinhamento do sistema educacional. "A Seduce Goiás tem uma equipe montada e definida para realizar esse trabalho", disse ao explicar que há 116 especialistas envolvidos.

Raquel também aproveitou o momento para tirar todas as dúvidas dos subsecretários e informar que no dia 21 de outubro haverá uma paralisação em todas as escolas da rede estadual para discussão do assunto. De acordo com ela, a base nacional deve ocupar 70% do currículo escolar. O restante será de autonomia do Estado, tendo em vista a especificidade de casa escola.

"Estamos na contagem regressiva para que o país dê um passo significativo de avanço na educação", defendeu Raquel. O Conselho Nacional de Educação deve implantar a BNCC em 2017. "Até lá, teremos tempo suficiente para discutir, interferir, mudar e acrescentar. Por isso é tão importante a colaboração de todos", finalizou.

Além dos subsecretários regionais e do superintendente Executivo de Educação, Marcos das Neves, participaram da reunião os superintendentes de Ensino Médio, Wisley Pereira; de Ensino Fundamental, Márcia Rocha; de Acompanhamento dos Programas Institucionais, Ralph Rangel; e de Inteligência Pedagógica, Marcelo Jerônimo. (Seduce Goiás)