'Seducast Pará' lança novos episódios para auxiliar alunos da rede estadual

#Seducast #SeducPA

25.08.2021

Em maio do ano passado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), desenvolveu uma plataforma que disponibiliza áudios com atividades pedagógicas, o Seducast Pará. Ao longo da pandemia, a ferramenta auxiliou centenas de alunos da rede pública estadual, principalmente os que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta quarta-feira (25), a edição 2021 do projeto será apresentada ao público e, desta vez, o dispositivo vai auxiliar o aprendizado dos estudantes que já retornaram presencialmente às escolas e os que continuam de maneira remota, por meio do movimento “Todos Juntos Pela Educação”. A live de lançamento vai ser realizada às 19h, pelo canal no YouTube da CTAE, ocasião em que serão divulgados os podcasts de Literatura, Português e Redação.

Atualmente, os áudios são produzidos por educadores que atuam nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), situados na capital do estado e em outros dez municípios do interior paraense. Segundo o professor do NTE Belém, Rafael Herdy, o projeto teve como objetivo principal, levar conteúdos que tradicionalmente eram trabalhados em sala de aula, através de um meio inovador, que é o podcast.

“Com a pandemia da Covid-19, percebemos que a audição de conteúdos por meio do podcast aumentaram bastante. Neste sentido, acompanhando as novas tendências, os NTEs elaboraram um projeto em que professores de todas as áreas do conhecimento pudessem gravar pequenos áudios, de até 15 minutos, para levar conhecimento e informação para os alunos da rede estadual e demais públicos”, explicou.

SEDUCAST EM NÚMEROS

Até o momento, a ferramenta pedagógica já teve mais de 10.500 audições e a maioria do público que acompanha os conteúdos, é do Brasil. No entanto, a plataforma também possui ouvintes em várias partes do mundo, como na Argentina, Austrália, Bélgica, Colômbia, Estados Unidos, França, Indonésia, Irlanda, Japão, Panamá, Rússia, entre outros.

Ainda de acordo com o professor Rafael Herdy, “isso demonstra que estamos atingindo não apenas os nossos estudantes, como também de outras redes de ensino, o que representa uma pluralidade na educação e isso é muito gratificante para todos nós, organizadores do projeto. Também verificamos que os maiores públicos estão entre 18 - 22 anos e 35 - 44 anos; isso significa que os alunos que estão nas terminalidades do ensino médio e os seus respectivos professores, acompanham os nossos podcasts”, conclui o educador.

SERVIÇO

O Seducast é totalmente gratuito e está disponível em diversas plataformas de áudio digitais (Anchor, Spotify, Google Podcast, Overcast, Breaker, Pocket Cast).

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)