Seduc/ SE finaliza ciclo de formação sobre Currículo de Sergipe etapa Ensino Médio

Base Nacional Comum Curricular

30.07.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) encerrou na tarde desta quinta-feira, 29, no canal do Youtube Educação Sergipe, o ciclo de webinários sobre o Currículo de Sergipe - Formação Geral Básica, com foco na etapa de Ensino Médio. Os encontros iniciaram-se no dia 26 de julho, e foram apresentados os organizadores curriculares das áreas do conhecimento com os componentes curriculares de Ciências da Natureza, Ciências Humanas Sociais e Aplicadas, Matemática e Linguagens. 

Os organizadores curriculares são os quadros com as competências, habilidades e objetos de conhecimento de cada área e componente. Os quatro encontros aconteceram por área: Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas; Matemática; Linguagens; e foram ministrados pelas equipes do Programa de Apoio à implementação da BNCC (ProBNCC/Sergipe); coordenadores de área e redatores do Currículo de Sergipe - etapa Ensino Médio.

A chefe do Serviço do Ensino Médio do Departamento de Educação (Semed/DED), Isabella Santos, explica que o ciclo de webinários ocorreu objetivando “apoiar os professores na escolha do livro didático com foco na apresentação das habilidades e competências  das áreas do conhecimento e seus respectivos semestres, para que assim possam eleger um material didático alinhado ao Currículo de Sergipe”, disse. 

Catiane Correia atua como professora no Colégio Estadual Sílvio Romero, localizado no município de Lagarto, e é uma das redatoras do currículo de Linguagens. Durante o webinário, Catiana apresentou como se estrutura o currículo de Linguagens, considerando os cinco componentes curriculares e, sobretudo, o quadro de competências, habilidades, categorias temáticas e objetos de conhecimento por semestre e componente curricular. 

“Tivemos um grande desafio de conseguir um currículo que pudesse estabelecer entre os componentes, e a forma em que nós conseguimos nos aprofundar permitiu verificarmos juntos qual era a habilidade e os objetos de conhecimento que dialogassem”, relatou a professora Catiana Correia. 

O webinário foi destinado a toda a comunidade escolar das Redes Pública e Privada, nos níveis Estadual e Federal, principalmente aos professores e coordenadores pedagógicos. Para a diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima, os webinários sobre o Currículo de Sergipe - etapa Ensino Médio resultam do atendimento a uma solicitação dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino. 

“É uma forma de os professores conhecerem e estudarem o Currículo de Sergipe e de se aprofundarem nas áreas de conhecimento com base nas habilidades que deverão ser desenvolvidas em nossos estudantes. A proposta do Novo Ensino Médio é desafiadora, e quanto mais tivermos momentos de estudo e esclarecimentos, estaremos preparando nossos professores para sua implementação”, disse Ana Lúcia.