Educação encerra Jornada Pedagógica com live sobre Recomposição de Aprendizagens

Sergipe

14.02.2022

Com a temática de “Recomposição da Aprendizagem: um projeto de esperança´´, a Seduc, por meio do Departamento de Educação (DED), encerrou na sexta-feira, 11, a Jornada Pedagógica. O último evento da programação aconteceu em uma live no Youtube da Educação Sergipe com a participação de Carol Campos, fundadora do Vozes da Educação e membro do Conselho Representativo da Fundação Lemann, e mediação de Ana Lúcia Lima, diretora do DED.

 Campos palestrou aos professores e gestores da Rede Estadual sobre a recomposição das aprendizagens no contexto de crise e iniciou sua fala apresentando as dificuldades que os profissionais da educação tiveram na pandemia, além de explicar as diferenças entre os conceitos de recomposição e recuperação.

 “Quando a gente fala de recomposição das aprendizagens, a gente está tentando apresentar uma proposta de recompor aquilo que não chegou, como se a gente estivesse trabalhando para levar ao aluno o que ele não teve acesso, diferente da recuperação, que é aquilo que o aluno não deu conta no dia a dia”, explicou Carol Campos.

 Para Ana Lúcia, a recomposição é de suma importância nesse momento de retorno das aulas presenciais. “A gente sabe que os nossos alunos precisam desse momento, as lacunas de aprendizagem podem existir, então é nossa meta e nossa obrigação cuidar desta recomposição dos nossos estudantes. Vale lembrar, que os professores já fazem isso no dia a dia, agora estamos fazendo isso de forma estruturada para que as escolas consigam organizar as turmas”, afirmou.

O encontrou virtual seguiu com a apresentação dos desafios da educação brasileira pós-pandemia, onde os presentes puderam discorrer sobre evasão, recomposição e acolhimento. Depois, Carol Campos adentrou a explicação da abordagem TaRL, que poderá ser utilizada tanto com os estudantes do Fundamental I (FUND I), quanto com Fundamental II (FUND II) e Ensino Médio.

 A abordagem visa a priorização curricular e o foco nas habilidades estruturantes para o FUND I, e a priorização curricular e a separação de alunos por níveis no FUND II e Médio. Neste início, a recomposição de aprendizagens na Rede Estadual será realizada com os alunos de 4º e 5º anos, duas vezes na semana, dentro da rotina regular da escola.

 Jornada Pedagógica

 A Jornada Pedagógica que teve como tema “Currículo de Sergipe e Recomposição das Aprendizagens: Acreditar e agir no hoje, e Esperançar no futuro”, teve seu início no dia 3 de fevereiro e seguiu até a última-sexta, 11, e discutiu, principalmente as temáticas da implementação do Novo Ensino Médio e o Currículo de Sergipe com professores, gestores e equipes diretivas de todas as regiões do estado.

O objetivo principal do evento foi alinhar e orientar as equipes para este novo ano letivo. “A jornada cumpriu com seu papel, o seu objetivo maior era fazer com que as escolas ficassem fortalecidas, principalmente com temáticas tão importantes como: o Alfabetizar pra Valer, o Prosic, a implementação dos currículos do Ensino Fundamental e Médio, e tudo isso subsidiado pelos nossos índices pedagógicos. Avaliamos como muito positiva essa iniciativa”, afirmou Ana Lúcia Lima.

No período de 14 a 18, a Seduc ampliará o momento de planejamento ao participar, juntamente com as DREs, da Semana de Planejamento nas Escolas.