Seduc RO e Impa celebram Termo de Cooperação Técnica

Rondônia

01.02.2018

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, está priorizando a melhoria da qualidade do ensino no Estado e, para tanto, determinou que a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) promova ações que venham contemplar o setor educacional e faça com que a educação se destaque na região Norte e ocupe os primeiros cinco lugares no cenário nacional.
Acatando a determinação do governador Confúcio Moura, o secretário da Seduc, Waldo Alves, em companhia do procurador do Estado de Rondônia na Seduc, advogado Francisco Silveira de Aguiar Neto, estiveram nesta quarta-feira (31) no Rio de Janeiro para participar de uma reunião no Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa).

A reunião tratou da celebração do Termo de Cooperação Técnica entre a Seduc e o Impa e que foi assinado, pelo diretor geral da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Marcelo Viana; o secretário Waldo Alves e o procurador Aguiar Neto que tem como objetivo preparar os estudantes para as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), por meio da formação continuada dos professores de matemática que atuam em escolas selecionadas pelo projeto.

O secretário Waldo Alves disse que “a realidade em Rondônia não foge a situação nacional, pois, apresentamos no último Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira – IDEB/2015, no ensino fundamental anos finais a nota 4.0, com meta projetada para o estado de 4.4, e no ensino médio a nota 3.3, com meta projetada de 3.9, ou seja, em nenhuma das duas etapas o estado conseguiu obter a média projetada para o componente curricular de matemática”.

Diante das várias dificuldades enfrentadas pelos professores que atuam com essas etapas da educação, segundo o secretário Waldo, uma delas, é com certeza, a utilização de novas estratégias e metodologias que envolva os estudantes no decorrer das aulas.

Buscando ampliar o universo de metodologias, é que, o governo do Estado de Rondônia e a Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada- IMPA, celebraram o Termo de Cooperacão Técnica, desenvolvendo uma ação conjunta, com vistas a promover formação continuada de professores de matemática no estado de Rondônia, para atender a demanda existente.

Serão contempladas 14 escolas no Estado, a saber: de Porto Velho as escolas Murilo Braga, Lydia Johnson, Jorge Teixeira de Oliveira, Major Guapindaia, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Ulisses Guimarães, CTPM Unidade VII e o CTPM II – Jaci Paraná. A Escola Ricardo Catanhede (Ariquemes), Escola Shirley Ceruti (Vilhena), Cora Coralina (Cacoal), Angelina dos Anjos (Costa Marques), Alkinda Arouca Brasil (Guajará-Mirim) e Aurélio Buarque de Holanda (Nova Brasilândia).

Todos os professores de matemáticas lotados nas citadas escolas estarão participando da formação que será realizada pelo Impa.


Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação