Tocantins
10.05.2024Na tarde dessa quinta-feira, dia 09, aconteceu na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reunião em prol da segurança e do bem-estar nas escolas tocantinenses. Representantes de instituições educacionais e especialistas alinharam estratégias efetivas contra o bullying, além da busca da promoção da cultura de paz e capacitação de profissionais da educação para lidar com momentos de crise.
Para a Chefe de Gabinete, Markes Cristiana Oliveira, que representou o secretário da Pasta, Fábio Vaz, “é necessário um trabalho transparente e coeso no atendimento às questões escolares e o papel dos professores é fundamental na detecção de mudanças de comportamento nos estudantes. É importante ressaltar o programa ‘Escola de Emoções’, que tem demonstrado resultados positivos. Iremos avançar ainda mais nesse contexto”.
A representante da UNICEF, Lorena Araújo, salientou que a educação deve desempenhar um papel fundamental no acolhimento das crianças, na identificação de sinais de alerta e no encaminhamento adequado às autoridades competentes. “É importante todos os profissionais estarem preparados para oferecer o primeiro acolhimento, mesmo que não sejam psicólogos, a fim de evitar sobrecargas e garantir o bem-estar dos estudantes”, disse.
O planejamento inclui a capacitação contínua dos servidores das escolas para um olhar mais atento e uma resposta eficaz às necessidades dos alunos, fortalecendo assim a rede de apoio dentro das instituições de ensino.
A reunião, que também contou com a presença da presidente da Undime, Luiza Brasileiro, teve objetivo de capacitar os profissionais, não apenas os psicólogos, mas para que todos os profissionais possam lidar com casos de violência e identificar sinais de alerta e oferecer suporte aos estudantes em busca de ajuda.
Marcos Miranda/Governo do Tocantins