Mato Grosso
11.09.2023Cerca de 3 mil educadores participaram da abertura da 2ª Edição do EduMotivação, na manhã desta segunda-feira (11.09), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o evento tem como objetivo incentivar a atuação dos gestores educacionais no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2023, e melhorar os índices da educação de Mato Grosso.
O evento, que conta com palestras e ações educativas, também é uma oportunidade para promover práticas que estimulem o engajamento, colaboração e integração entre os profissionais, conforme o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
“Ao longo dos últimos dois anos, nós conseguimos fazer com que várias estratégias fossem planejadas e começassem a acontecer. O EduMotivação é o complemento de todas as ações da educação realizadas pela Seduc, é o momento de reunir os profissionais e firmar a integração em prol do Saeb e também melhorar os índices de educação de Mato Grosso”, destacou Alan Porto.
Prestigiando o evento, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, ressaltou a importância as ações da Seduc para a melhoria dos índices educacionais, e afirmou que a área da Educação é uma prioridade no Governo. “Os investimentos são um fator muito importante nas políticas públicas de progressão, mas a parte mais importante vem dos profissionais da educação, e estou muito orgulhoso com tudo que está sendo realizado na educação de Mato Grosso”, acrescentou.
Um dos palestrantes do EduMotivação, Jerônimo Júnior ponderou que as ações de integração junto ao sistema de avaliação e de ressocialização após a pandemia da Covid-19 serão fundamentais para os avanços nos índices educacionais de Mato Grosso. “Nós ficamos muito tempo na pandemia da Covid-19, e, com isso, ficamos muito distantes. O EduMotivação oportuniza a aproximação, o olhar das pessoas e a empatia, para que esses profissionais levem essa mensagem para os jovens, e mostre para eles, que eles também têm muito a ensinar”, disse.
Para Joceli Drummond, também palestrante e fundadora da agência Potenciar, as ações realizadas com os profissionais da educação durante o evento deverão empoderar os professores e gestores no seu papel no monitoramento. “A nossa atuação é em prol da qualidade de vida no trabalho, onde, para educar, você precisa estar motivado e engajado, reproduzindo tudo isso para os estudantes”, afirmou.
Na avaliação da diretora Angelma Anacleto de Paula, da Escola Estadual do Campo Santana do Taquaral, em Santo Antônio do Levo evento promovido pela Seduc é uma ferramenta importante, que motiva e integra os profissionais da educação. "Realizar essas ações com os demais profissionais é uma maneira de estimular a comunidade a se dedicar ainda mais na entrega do seu trabalho”, avaliou.
A pedagoga Lisley Cristina, que atua na equipe psicossocial da Escola Estadual Diva Hugueney de Siqueira Bastos, em Cuiabá, também afirmou que o EduMotivação deverá contribuir com a atuação da equipe nas escolas. “É uma ação que promove a integração aos seus pares, e que, através da troca de ideias, trabalha a rotina dentro da sala de aula. Eu acredito que irá contribuir para firmar as ações junto ao núcleo psicossocial dentro das unidades escolares”, completou.
EduMotivação
A ação deverá percorrer as 14 Diretorias Regionais de Educação (DRE’s), tendo como público-alvo os professores, diretores, coordenadores e secretários que compõe as unidades escolares, atuando no acolhimento dos profissionais, com palestras motivacionais e oficinas direcionadas.
Após a abertura em Cuiabá, a primeira etapa do EduMotivação segue para Várzea Grande, na terça-feira (12.09), e para Pontes e Lacerda, na quarta-feira (13.09). Na quinta-feira (14.09), a ação será realizada em Cáceres e, na sexta-feira (15.09), encerrará em Tangará da Serra.
Mailson Prado | Seduc-MT