Educação retoma programa Aprender para Avançar (APA)

Goiás

14.06.2022

Para promover a retomada do programa ‘Aprender para Avançar’ (APA), a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, realizará dois eventos de apresentação do projeto que deve contribuir para a redução na distorção idade-série escolar. 

O ‘Aprender para Avançar’, voltado aos estudantes do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º anos), tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem e corrigir o fluxo escolar dos alunos em relação aos conhecimentos, habilidades e competências necessárias para a continuidade dos estudos no percurso acadêmico compatível com a sua idade.

O primeiro evento ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 15/6, no Colégio Estadual Solon Amaral e a seguinte, no dia 20/6, no Colégio Estadual Murilo Braga, em Goiânia. As duas apresentações serão feitas no período vespertino, com início às 14 horas. 

Nova edição 2022 

O programa ‘Aprender para Avançar’, retomado no mês de abril, voltou a ser aplicado nas unidades escolares da rede pública estadual de ensino no final do mês de maio.  Até o momento, 21 coordenações regionais de Educação (CREs) já implementaram o APA em suas escolas, totalizando 55 turmas com alunos do Ensino Fundamental. 

Com a utilização da metodologia Telessala, um ambiente de aprendizagem, pesquisa e estudos, o programa possui uma matriz especial e conta com materiais próprios e avançados que são distribuídos por dois professores mediadores. Isso possibilita um vínculo, ainda maior, na relação professor-aluno. 

De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Gisele Faria, o programa deve, também, motivar os estudantes a continuarem os estudos e a terem sucesso na aprendizagem. “Projetos como o APA contribuem fortemente para o interesse na continuidade dos estudos e para a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos. É um projeto muito importante por isso”, afirma a superintendente. 

As duas apresentações do APA serão realizadas para estudantes, professores, servidores, coordenadores pedagógicos, gestores, pais e responsáveis e toda a comunidade escolar.