Seduc recebe visita da primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado

Goiás

20.10.2022

A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) recebeu nesta quarta-feira, (19/10), a visita da primeira-dama Gracinha Caiado, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) do governo estadual.  

A primeira-dama foi recebida pela secretária de Educação Fátima Gavioli e pela subsecretaria de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra. Durante reunião com diversos superintendentes, Gracinha Caiado agradeceu o apoio de todos os servidores da Educação e destacou a importância do programa Goiás Social que tem contribuído para transformar a realidade de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado.

“Como a responsável pela área social do governo, eu não consigo ver a educação distante das ações sociais e por isso é tão importante esse trabalho em conjunto”, frisou ela. A primeira-dama também lembrou que a educação tem sido, de fato, uma prioridade da atual gestão, que já destinou mais de R$ 4 bilhões para a construção de novas escolas, reforma e ampliação de unidades escolares, compra de equipamentos diversos para as instituições de ensino, distribuição de uniformes, tênis, mochilas, kits de material escolar, além de chromebooks para estudantes e notebooks para os professores.

Combate à evasão escolar

Gracinha Caiado também citou o pioneirismo de Goiás ao implantar o programa Bolsa Estudo, uma das principais ações do governo estadual no combate à evasão escolar no Ensino Médio. Nesse sentido, a secretária Fátima Gavioli também lembrou a importância da ferramenta Busca Ativa, que conseguiu reduzir a evasão escolar de 36% para 7% na retomada das aulas no pós-pandemia.

Fátima Gavioli salientou ainda os esforços feitos por toda a rede no sentido de mobilizar os alunos na aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. “Nenhum outro Estado alcançou um índice de participação tão grande quanto Goiás. E isso foi um grande desafio para nós, pois os alunos ficaram dois anos longe das escolas e nós estávamos ainda no processo de ir atrás dos estudantes”, comentou.

A secretária de Educação também apresentou à primeira-dama os novos uniformes das bandas marciais e fanfarras. As vestimentas serão distribuídas gratuitamente às instituições de ensino que mantém suas corporações musicais.