Educação realiza webinar para discutir enfrentamento à evasão e o abandono escolar

Mato Grosso

30.03.2023

A secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realizou na manhã desta quarta-feira (29), pelo canal da Seduc no Youtube, a 1ª edição do Webinar “Nenhum Estudante a Menos -  Construindo sentidos e criando vínculos”, promovido pelo Núcleo de Mediação Escolar (NME), que é ligado à Secretaria-adjunta de Gestão Regional (SAGR).
 
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância do programa e ressaltou o compromisso do Governo de Mato Grosso em superar os desafios do abandono e evasão escolar. “O governador Mauro Mendes tem enfatizado a necessidade de priorizar os investimentos em ferramentas para os nossos professores e estudantes, com conteúdo, plataformas e suporte como forma de despertar o interesse na aprendizagem”, disse.
 
No evento, o secretário ressaltou a relevância do sistema utilizado para acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. “Por meio da Busca Ativa Escolar, os municípios têm dados concretos que possibilitam o planejamento, desenvolvimento e implementação das políticas públicas de acesso e permanência na escola, um dos principais pontos do plano EducAÇÃO 10 anos”, explicou.
 
Segundo ele, a abertura desse debate tem como objetivo fomentar as estratégias de busca ativa escolar com os estudantes, além de estimular o protagonismo juvenil. De acordo com o secretário, “a expectativa é de que essa formação possa contribuir, sensibilizar e mobilizar a comunidade sobre a importância da escola no processo de ensino e aprendizagem.
 
Para a líder do Núcleo de Mediação da Seduc, Patrícia Carvalho, o webinar é a celebração das atividades que já vêm sendo realizadas na rede estadual de ensino por meio da busca ativa. “A Seduc entende que todas as crianças e adolescentes em idade escolar devem estar matriculados e frequentando a escola. Pensando nisso, desenvolvemos ações de conscientização, sensibilização e reflexão nas unidades escolares para falar sobre a importância de o aluno permanecer estudando e mantendo a perspectiva de mudança de vida através da educação”.
 
Busca Ativa


A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).