Piaui
17.12.2024Nesta terça-feira (17), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Escritório de Projetos de Educação, realizou um treinamento sobre análise de dados voltado para gestores e líderes de setores ligados ao acompanhamento de metas educacionais. A capacitação teve o apoio da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e contou com a participação de aproximadamente 20 servidores.
O treinamento teve como objetivo aprimorar as habilidades dos servidores para garantir o sucesso na execução e monitoramento dos projetos estratégicos da Seduc. Os temas abordados incluíram a tomada de decisões baseada em dados, o acompanhamento e monitoramento de resultados com foco em melhoria contínua, bem como a coleta, análise e interpretação de dados educacionais. Além disso, foram discutidos os resultados de 2024, as lições aprendidas e os próximos passos para o fortalecimento do trabalho do Escritório de Projetos.
Danilo Melo, especialista da FGV, destacou a relevância da utilização de dados confiáveis para embasar as tomadas de decisões no setor educacional. “Dentro da política de gestão adotada pelo Governador Rafael Fonteles e pelo Secretário de Educação, Washington Bandeira, há uma compreensão de que os dados educacionais devem ter um nível de confiabilidade e qualidade para que possam ser continuamente monitorados para embasar as tomadas de decisões. Toda política pública contemporânea requer que se façam intervenções a partir de dados confiáveis”, afirmou.
Carla Silva, coordenadora de Avaliação e Monitoramento do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), participou do evento e comentou sobre a importância do treinamento. “O curso é importante para o programa porque a gente analisa todos os dados dos municípios. A tomada de decisão vai passar a ser mais eficiente porque teremos como correlacionar os indicadores educacionais, econômicos, de gênero e outros índices para melhorar ainda mais o nosso trabalho. Isso tornará mais precisa a nossa tomada de decisão”, destacou.
O Escritório de Projetos de Educação, criado em julho de 2023, tem como missão padronizar os processos de governança relacionados aos projetos educacionais, atuando como um centro de excelência. Essa estrutura é responsável pela construção e monitoramento das metas e resultados voltados para a educação pública no Piauí.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a iniciativa representa um importante passo rumo à profissionalização da gestão educacional. “Estamos no caminho certo de uma maior profissionalização do nosso trabalho, com uma gestão baseada em dados e evidências voltada aos resultados. O Escritório de Projetos é importante para desenvolver os nossos projetos, aperfeiçoar a construção das metas e fazer todo o monitoramento. A nossa finalidade é entregar um bom serviço e uma boa prestação de política pública educacional para o aluno que está em sala de aula”, declarou.