Seduc realiza processo de Efetivo Exercício nesta quinta-feira (22)

Mato Grosso

22.01.2026

Laís Soares | Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, ao longo desta quinta-feira (22.1), o processo de Efetivo Exercício dos novos servidores da rede estadual de ensino.

A iniciativa marca a etapa final de ingresso dos profissionais aprovados no concurso da Seduc, formalizando o início das atividades nas unidades escolares e administrativas do sistema estadual de educação.

A realização do Efetivo Exercício único, proposta pela Seduc, busca para garantir que os candidatos possam escolher a unidade de lotação conforme a ordem de classificação, além de participar das formações de boas-vindas e do planejamento, facilitando a integração às unidades escolares.

Com o objetivo de assegurar um atendimento organizado, ágil e seguro, a Seduc adotou um modelo descentralizado, com horários escalonados conforme a área de atuação de cada servidor. A estratégia visa evitar aglomerações, otimizar o fluxo de atendimento e garantir que todos recebam as orientações necessárias para o início das atividades funcionais.

Na Capital, os servidores que ingressam em Efetivo Exercício se apresentam na unidade CEI-01 – Escola Estadual Victorino Monteiro da Silva. Já os profissionais que atuam no interior do Estado são atendidos nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs), distribuídas em 12 polos regionais, fortalecendo a proximidade entre os servidores e a gestão educacional em cada região.

Para a professora de Educação Física e servidora aprovada no concurso, Isabele Almeida, a expectativa para assumir o cargo é alta e muito positiva.  

“Me sinto grata, feliz e preparada para desempenhar minha profissão com excelência e transmitir para os alunos todo o conhecimento que pude adquirir ao longo da minha formação”, afirmou.

Já a professora Giselly Noeli, de Sinop, destacou que a aprovação no concurso da Seduc representa a realização de um sonho. “São 17 anos trabalhando como contratada. Com certeza vou continuar contribuindo com a educação de Mato Grosso”, disse.

O professor Lauro Henrique Alves Leite ressaltou que essa é sua primeira experiência na educação pública. “Essa é uma possibilidade de valorização da minha carreira, com novas oportunidades e perspectivas. Estou muito feliz por poder desempenhar meu papel aqui”, declarou.

 


 

Durante a manhã desta quinta-feira, os profissionais da área de Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física) se apresentaram no período das 9h às 11h. Das 11h às 12h, foi a vez dos servidores de Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química e Ciências).

No período vespertino, das 14h às 16h, o atendimento é destinado aos profissionais da Matemática e, encerrando o cronograma, das 16h às 18h, aos servidores das Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).