Seduc realiza live sobre o Painel de Classificação para Contratações Temporárias

Mato Grosso

14.01.2025

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) promoverá uma live nesta quarta-feira (15), às 10h, pelo Canal do YouTube "Seduc Servidores MT", para apresentar o Painel da Escola, uma ferramenta importante para o processo de complementação das contratações temporárias de professores e cargos administrativos.

O evento visa esclarecer detalhes sobre o painel, que será utilizado para a classificação das manifestações de interesse para aulas e cargos temporários, garantindo mais transparência e eficiência nesse processo.

A Seduc considera a live um passo importante para assegurar que todos os envolvidos no processo compreendam as novas regras e possam se organizar adequadamente para o próximo ano letivo.

Segundo a secretária adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), Flávia Emanuelle, a novidade deste ano é a implementação de um painel da escola, no qual os profissionais interessados se inscrevem para expressar a preferência por uma unidade escolar.

Desta vez, a organização das equipes será feita de acordo com a lista de classificação, mas respeitando as escolhas dos professores e as necessidades de cada escola da rede estadual.

Além disso, Flávia destaca que a meta da inovação é fixar os professores em uma única escola, o que permitirá maior continuidade no trabalho pedagógico, melhorando os resultados educacionais.

“Os docentes terão mais estabilidade, podendo se planejar de forma mais eficaz, já que não precisarão se deslocar entre várias escolas, nem lidar com diferentes diretores e administrações”, avalia a secretária.

Outro ponto que será abordado na live é a humanização do processo, permitindo que os profissionais escolham a escola mais próxima de sua residência ou a que melhor se adequa às suas necessidades.

No entanto, a Seduc deixou claro que, para que o modelo funcione, é necessário que haja um equilíbrio entre as escolhas dos professores e as demandas das unidades escolares.

A Seduc também informou que, embora nem todos os profissionais possam ser alocados em uma única escola devido a compromissos em outras instituições ou redes, aqueles que estiverem disponíveis e alinhados com as necessidades da rede estadual serão priorizados no processo de fixação.

“Com essa iniciativa, vamos não só otimizar os recursos e melhorar o ambiente de trabalho dos docentes, mas também contribuir para a qualidade do ensino oferecido aos estudantes”, completou Flávia Emanuelle.