Tocantins
17.09.2024A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta terça-feira, 17, o I Simpósio de Supervisores Escolares do Tocantins, com o objetivo de fortalecer a gestão e o acompanhamento das unidades escolares. O evento ocorreu no no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Palmas, e reuniu supervisores, assessores e técnicos pedagógicos das 13 Superintendências Regionais de Educação (SRE) focando no desenvolvimento de práticas de supervisão escolares mais eficientes e integradas.
A ação faz parte de uma série de atividades da Seduc para melhorar os índices de educação no estado, oferecendo apoio direto aos supervisores escolares, que desempenham um papel importante na articulação entre os gestores escolares e os professores.
A Gerente de Desenvolvimento e Monitoramento Pedagógico, Glauce Gomes, enfatizou que o simpósio é uma ação estratégica para melhorar o funcionamento das unidades escolares do Tocantins. “Estamos promovendo este simpósio para fortalecer as quatro dimensões pedagógicas presentes no projeto político das unidades escolares, as quais são avaliadas durante as visitas de supervisão às escolas. São os supervisores que acompanham todas as quatro dimensões: jurídica, financeira, administrativa e pedagógica, garantindo que o processo de ensino-aprendizagem seja bem monitorado, destacou.
Durante o simpósio os participantes discutiram temas como o planejamento estratégico, a importância do monitoramento contínuo e o papel da supervisão no desenvolvimento das escolas. Houve também palestras sobre gestão compartilhada, aplicação de atos regulatórios nas unidades escolares, documentação sistemática na aprendizagem, aplicação da Base Nacional Comum Curricular e práticas para qualidade no ambiente de trabalho.
A assessora Regional de Gestão Pedagógica e Educacional, da SRE de Gurupi, Ana Paula Ferreira Alves Maia, destacou a necessidade da ação. “Há algum tempo estávamos precisando desse simpósio, especialmente no que se refere à supervisão escolar. Como assessora, percebo essa necessidade de atualização, principalmente em relação às normativas e à legalidade. Está sendo muito interessante e pertinente o que está sendo discutido aqui”, concluiu.
A técnica de Supervisão da SRE de Guaraí, Samantha Frazão, ressaltou a importância do alinhamento das discussões. “Precisamos ter conhecimento de toda situação da escola, de todas as particularidades de cada dimensão, de cada parte da gestão. É fundamental, tirarmos dúvidas, trocando experiências e contribuindo com o fortalecimento do trabalho da superintendência dentro da nossa regional”, pontuou.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins