Tocantins
27.05.2024A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na sexta-feira, 24, a live da 2ª Reunião Pedagógica Formativa com a temática “Planejamento interdisciplinar entre as componentes curriculares a as áreas do conhecimento”. O evento foi transmitido pela plataforma do YouTube, no canal TV Seduc.
A formação foi direcionada ao público-alvo de assessores pedagógicos, técnicos das Superintendências Regionais de Educação (SREs), diretores, coordenadores pedagógicos e professores das unidades escolares que ofertam a Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Além da qualificação dos profissionais quanto ao aprimoramento de sua prática na elaboração do planejamento escolar educativo, relacionando teoria e prática do processo de ensino e da aprendizagem dos jovens e adultos estudantes da EJA, a formação objetivou, ainda, a promoção de um ensino de qualidade para a EJA, que garanta não apenas o acesso e a permanência dos estudantes, mas também a igualdade de oportunidades.
O técnico da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, Renato Albuquerque, explicou em sua apresentação que “trabalhar com adultos não é um trabalho que segue os mesmos parâmetros do ensino fundamental. No que diz respeito aos nossos jovens e adolescentes, outra didática deve ser seguida, mantendo todo um cuidado com as particularidades”.
A diretora de Modalidades Educacionais, Rosângela Ribeiro, declarou que a modalidade da EJA trabalha, também, com estudantes privados de liberdade. “Nós temos o desafio de oferecer uma educação que os acolha, que os ressocialize, que resgate valores e que os reconciliem com o ato de aprender, para que no momento de retomar sua vida na sociedade tenham condições de buscar caminhos para viver sua liberdade com autonomia, dignidade e condições de planejar seu futuro”.
A EJA atua na promoção da redução das desigualdades sociais, uma vez que oportuniza que uma população excluída do sistema educacional, seja por falta de acesso ou evasão escolar, retome seus estudos e adquira conhecimentos e habilidades que permitam a inserção no mercado de trabalho e a melhoria da qualidade de vida.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins
Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins