Tocantins
10.05.2024A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem realizado durante o mês de maio as aulas Magnas dos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para o fomento da Linha Mulheres Mil e Bioeconomia na Amazônia Legal.
Os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) de maquiagem; manicure e pedicure; agricultor agroflorestal; agricultor orgânico e horticultor orgânico estão sendo ofertados nos municípios de Barra do Ouro, Buriti do Tocantins, Colinas do Tocantins, Goiatins, Itacajá, Miranorte, Muricilândia, Palmas, Paranã, Porto Nacional, Rio Sono, Sítio Novo e Tocantinópolis.
O Linha Mulheres Mil é destinado para mulheres trabalhadoras em situação de vulnerabilidade social, enquanto o da Bioeconomia na Amazônia Legal é voltado às comunidades quilombolas, povos indígenas, do campo e assalariados rurais.
O professor e coordenador pedagógico da Escola Indígena Mãtyk, Vanderlei Sotero, ressalta a alegria em receber o programa na escola pela primeira vez. “Estamos felizes de receber essa oportunidade para preparar os jovens para o futuro, para que eles possam aprender e quem sabe ajudar na renda familiar. É a primeira vez que a escola recebe um programa desse e espero que tenham mais cursos e que mais jovens se interessem em aprender”.
“Eu faço esse curso mesmo por causa da minha idade e da distância que eu moro. Isso não quer dizer que eu não vou conseguir. Eu quero chegar lá, fazer esse curso para que possa ficar melhor para mim, que eu possa ter uma renda melhor. Agradecemos a direção da escola, o governo do Estado, o governo federal, todos aqueles que compartilharam, para que os cursos possam chegar aqui”, disse o cursista Miguel Assis, de 57 anos.
Até o mês de novembro ainda serão ofertados um total de 1891 vagas para cursos de FICs e Técnicos, além de mais duas aulas magnas planejadas.
Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins