Seduc realiza aulão do Enem e para o 9º ano do Ensino Fundamental neste sábado, 24

aulões ao vivo

23.08.2019

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) promove, neste sábado (24/8), novos aulões preparatórios ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e também para estudantes do Ensino Fundamental. O aulão do Enem será realizado durante o Mutirão da Prefeitura de Goiânia, no Jardim Itaipu. Já os aulões do Ensino Fundamental, serão ministrados no CEPMG Jardim Guanabara e no Colégio Estadual Professor Genesco Ferreira Bretas.

Os aulões da Seduc Goiás são gratuitos e aberto à comunidade. Para o Ensino Médio, as aulas serão realizadas das 8 às 11 horas, e as disciplinas serão Língua Portuguesa (Redação) e Matemática. Na aula de Redação será abordado texto dissertativo-argumentativo. Já o conteúdo da aula de Matemática será Teoria de Conjuntos e Sistemas Numéricos.  O aulão faz parte da programação do Mutirão da Prefeitura de Goiânia e será realizado na praça da Avenida Vieira Santos, no Jardim Itaipu.

Goiás Bem no Enem

Os aulões preparatórios para o Enem, como o deste sábado, integram o programa Goiás Bem no Enem, uma ação do Governo de Goiás desenvolvida pela Superintendência de Ensino Médio (SEM) da Seduc em parceria com a TV Brasil Central.  Os conteúdos do Goiás Bem no Enem são veiculados, semanalmente, pela TV Brasil Central, com aulas inéditas aos sábados, a partir das 8h30. Essas aulas são reprisadas às segundas-feiras, às 7h30 e às 14 horas.

Ainda dentro do programa, os aulões são realizados também nas cidades do interior do Estado, sob a responsabilidade das 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs) e em parceria com as escolas da rede estadual de cada município. Nas Regionais, também serão abordados os mesmos temas, conforme o cronograma estabelecido pela Seduc.  Neste sábado (24/8), a equipe da SEM irá acompanhar o aulão na CRE de Inhumas.

O programa Goiás Bem no Enem oferece ainda diversos conteúdos via redes sociais, com informações, dicas e lives no Youtube, Facebook e Instagram, além de ambiente virtual de aprendizagem (www.escolavirtual.educacao.go.gov.br). São vídeo-aulas, conteúdo em PDF, lista de exercícios, simulados com gabaritos para correção e fórum de dúvidas com foco nas áreas de conhecimento do exame.

Preparatório para alunos do 9º ano

Neste sábado, os aulões também serão levados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de reforçar ainda mais a aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa, duas disciplinas fundamentais no currículo da Educação Básica.

Os aulões deste fim de semana irão até os alunos do CEPMG (Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás) do Jardim Guanabara (das 8 às 12 horas) e do CEPI (Centro de Ensino em Período Integral) Professor Genesco Ferreira Bretas (das 7 às 17 horas).

No CEPI Genesco Ferreira Bretas, o aulão também será realizado no domingo (25/8), das 8 às 11h30, e no sábado, para que os alunos permaneçam o dia todo na instituição de ensino, a direção da escola servirá um almoço.

Aprendizado com diversão

Os aulões de Matemática e Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental foram criados com a proposta de proporcionar aos alunos uma aula mais leve, dinâmica, criativa e divertida e, justamente por isso, atraem e prendem a atenção dos alunos.

Durante as aulas, os professores utilizam diferentes recursos pedagógicos - como a dança, a música, o teatro, a literatura e até mesmo a caracterização de personagens famosos - para ensinarem os conteúdos das duas disciplinas.  

De acordo com a Gerência do Ensino Fundamental (Anos Finais) da Superintendência de Ensino Fundamental da Seduc, os aulões de Matemática e Língua Portuguesa chegarão a todos os alunos do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) da rede estadual em Goiânia e interior do Estado por meio da mobilização das 40 Coordenações Regionais de Educação.