Educação do Rio Grande do Sul realiza 3º Seminário Estadual do Ensino Médio

Rio Grande do Sul

30.11.2022

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul realizou, na manhã desta terça-feira (29), o 3º Seminário Estadual do Ensino Médio, para debater a implementação do Ensino Médio Gaúcho. O evento foi realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, e teve transmissão pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Na fala de abertura do evento, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou que, desde o 1º Seminário Estadual, a Seduc vem discutindo as bases do Novo Ensino Médio. “É uma reforma profunda, que muda a escola para preparar os alunos para fazer escolhas. O estudante deseja coisas palpáveis para a sua vida”, afirmou.

“É na escola que a gente aprende a conviver com as diferenças. A escola tem um papel acolhedor, que entende as individualidades e ajuda a pessoa a crescer. Mas crescer nesse mundo de mudanças não é fácil”, disse a secretária. “Isso tem sido um exercício para todos nós, não só para os alunos, mas também para os professores. A noção de que o ensino é hierarquizado, com o professor falando e o aluno ouvindo, não existe mais. É preciso aprender a conhecer e aprender a fazer junto”, destacou.

“É preciso ter abertura ao novo e às mudanças que estão acontecendo no mundo. As escolas gaúchas foram excepcionais nesse processo”, disse a secretária. Ela afirmou ainda que “a nova escola do Ensino Médio é uma escola em tempo integral”.

Claudia Costin, diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, fez uma fala sobre os principais desafios da educação contemporânea a partir da reforma do Ensino Médio. Ela iniciou sua apresentação destacando o objetivo de desenvolvimento sustentável para a Educação, da Agenda 2030, compromisso do qual o Brasil é signatário: assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

“O Novo Ensino Médio é bastante ousado, mas o Brasil não tem direito de pensar pequeno. Nenhum dos países com melhor desempenho no PISA têm menos de sete horas de aula por dia”, afirmou Costin. Entre os itens da agenda a ser implementada a partir de 2023, ela citou a busca ativa dos alunos que abandonaram a escola, tornar a escola mais engajadora e promover a recomposição das aprendizagens, impactadas por conta da pandemia.

Ela mostrou dados do PISA que apontam o Brasil como o 2º território mais desigual entre os 79 participantes do exame. De acordo com o PISA de 2018, metade dos jovens brasileiros de 15 anos não tinha nível básico de proficiência em leitura.

Costin afirmou que, com a automação trazida pela 4ª Revolução Industrial, há uma extinção acelerada de postos de trabalho, que serão substituídos por empregos que vão demandar competências mais sofisticadas. “A escola básica vai precisar ter a capacidade de ensinar o aluno a pensar e a fazer análises mais aprofundadas”, disse.

A secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, destacou o protagonismo de professores, supervisores, diretores, das coordenadorias regionais e da equipe da Seduc na implementação da primeira fase do Ensino Médio Gaúcho. “Fizemos questão de realizar este 3º seminário estadual para dividir com vocês tudo o que nós construímos juntos”, afirmou.

“Nossos professores conseguem se enxergar nas trilhas de aprofundamento. Essas trilhas passam por todas as áreas do conhecimento e trazem temáticas que são ansiadas pelos nossos próprios alunos. A gente consegue entregar para a sociedade gaúcha um Ensino Médio que faz cada vez mais sentido para os estudantes. Nosso grande papel é prepará-los para o que vem depois”, afirmou Eskereski.

Letícia Grigoletto, diretora pedagógica da Seduc, destacou em sua fala os seminários regionais realizados no interior do Estado para tratar da reforma. Ela também apresentou as alterações na legislação nacional sobre Educação ocorridas na última década e que culminaram na implementação do Novo Ensino Médio, e afirmou que “todos tivemos que estudar muito para entender as mudanças necessárias para transformar a educação pública estadual”.

A coordenadora do Ensino Médio na rede estadual, Kátia Rocha, que conduziu o seminário, apresentou os itinerários formativos do Ensino Médio Gaúcho e abordou o percurso das ações realizadas pela Seduc em 2022 para a implementação do Novo Ensino Médio. A diretora pedagógica adjunta, Natália Borges, fez a mediação de duas conversas com estudantes, diretores, supervisores e professores que compartilharam experiências sobre a implementação do Ensino Médio Gaúcho. No seminário, também foram exibidos vídeos com falas dos coordenadores pedagógicos e dos coordenadores regionais do Estado sobre os desafios da implementação.